Desembargador Artur Déda lança livro

30/09/2015 21h08
Desembargador Artur Déda lança livro
A8SE

Nesta sexta-feira (20), o desembargador aposentado Artur Oscar de Oliveira Déda lança o livro "Histórias de Vários Tempos - fatos e pessoas" às 19h, no Museu da Gente Sergipana. Patrocinado pelo Instituto Banese, a obra reúne 80 crônicas divididas em cinco capítulos: "Várias Histórias", "Outros Fatos e Pessoas", "Pessoas e Fatos", "Viagens" e "Matéria Vária".

Conhecido como grande civilista e doutrinador do Direito Civil e da Família, Artur Déda formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe, da qual também foi professor. Na carreira jurídica, atuou como Promotor Público substituto na comarca de Aquidabã; Juiz de Direito das Comarcas de Riachão do Dantas (1961), Maruim (1964), Estância (1968) e da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju; e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), onde ocupou o cargo de Corregedor Geral da Justiça (1977/79), Presidente do TJ/SE (1979-81) e do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (1984/85), e de primeiro Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe. Aposentou-se em 2002.

Ocupante da cadeira nº 28 da Academia Sergipana de Letras, Artur Déda em sua trajetória pelas letras publicou artigos e ensaios em revistas jurídicas especializadas e escreveu obras como "A reparação dos Danos Morais", "Alienação Fiduciária em Garantia" e "A Prova no Processo Civil". Ao longo dos anos, publicou poesias e artigos em jornais e, ultimamente, aos domingos vem colaborando com o Jornal da Cidade, com crônicas que se transformaram no livro "Histórias de Vários Tempos - Fatos e Pessoas".

 

Fonte: TRE/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: