Operação da PF iniciada na BA culmina na prisão de comerciário em Aracaju

30/09/2015 21h07
Operação da PF iniciada na BA culmina na prisão de comerciário em Aracaju
A8SE

A Polícia Federal em Juazeiro (BA) deflagrou na manhã desta quinta-feira (05) com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a Operação Boca de Lobo, com o objetivo de apurar crimes relacionados a desvios de verbas federais e fraudes em licitações públicas no âmbito da Prefeitura Municipal de Juazeiro. A Polícia Federal de Sergipe também participou da Operação no cumprimento de um mandado de prisão em Aracaju.

A prisão aconteceu no Centro de Aracaju e o mandado foi em desfavor de um comerciário natural de Arapiraca (AL). O preso foi indiciado nos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Investigação

A investigação, referente ao período de 2005 a 2008, foi iniciada em 2007, ocasião em que surgiram indícios de fraude em licitação pública no valor aproximado de R$ 14.000.000,00 de reais, cujo objeto era a realização de obras de saneamento básico em um bairro do município de Juazeiro. A verba destinada às obras previstas na licitação eram oriundas de um convênio firmado com o Ministério das Cidades, tendo como gestora a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF.

No decorrer do inquérito policial, foram também verificados indícios de irregularidades em outras licitações (inclusive no que diz respeito a direcionamento de licitantes vencedores), que envolveriam ex-servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro, do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 - Plano de Aceleração do Crescimento.

Restou apurado, ainda, que pessoas vinculadas à Prefeitura Municipal na época dos fatos (2005/2008), teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria Geral da União - CGU, que estavam realizando auditoria no município acerca de algumas das licitações questionadas.

Cerca de 80 policiais federais estão dando cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Salvador (BA) e Aracaju (SE), além de mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro.

 

Com informações da Assessoria da PF/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: