Aracaju é destaque por práticas sustentáveis no Rio 20

30/09/2015 21h06
Aracaju é destaque por práticas sustentáveis no Rio   20
A8SE

O Projeto Integrado do bairro Coroa do Meio, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, será apresentado na Conferência Rio 20, como um exemplo de projeto voltado para sustentabilidade e desenvolvimento social. As ações de urbanização e preservação ambiental da área servirão de referência para gestores de outras cidades brasileiras, que terão a oportunidade de conhecer os detalhes de todo complexo urbanístico, construído na faixa de manguezal que margeia a avenida Antônio Góis.

A escolha dos melhores projetos de sustentabilidade aconteceu durante reuniões preparatórias da Conferência Rio 20, realizada ainda na semana passada. Na oportunidade do encontro, o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana, participou das discussões com secretários e gestores de outras capitais brasileiras, conhecendo de perto os projetos ambientais desenvolvidos por cada cidade e apresentando as ações de desenvolvimento sustentável empreendidos na capital sergipana.

Ainda segundo o secretário, a inovação do projeto urbanístico da Coroa do Meio já foi responsável por garantir a conquista de prêmios de reconhecimento social, como o de `Objetivo do Milênio` e `As melhores Práticas de Governança`. Agora, pelo seu destaque na área ambiental, o projeto também será contemplado com o título de `Prática de Gestão Ambiental`.

"Além da retirada de famílias residentes em áreas de risco na área. O Projeto Integrado da Coroa do Meio ainda permitiu a construção de uma nova via de acesso às comunidades locais e a revitalização de todo o complexo próximo à região do mangue. Sem contar que o local é bastante utilizado por pescadores e catadores de mariscos, permitindo a criação de um potencial econômico na região e até uma nova de área de lazer para a população", explica Dulcival.

Rio 20

Com o objetivo de discutir novas propostas sobre o desenvolvimento sustentável, a Conferência Rio 20 acontece na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 a 22 de junho. O evento marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável, a Rio 92. As discussões serão centralizadas em dois temas: `A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza` e `A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável`.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: