Vacinação contra a gripe para idosos encerra na sexta

30/09/2015 21h06
Vacinação contra a gripe para idosos encerra na sexta
A8SE

Os idosos tem até esta sexta-feira (15) para receber a dose de vacina contra a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), ressalta que 22 municípios ainda não atingiram a meta de vacinar 80% da sua população de idosos. Em todo o estado de Sergipe foram disponibilizadas 185.957 doses para as pessoas maiores de 60 anos, sendo aplicadas até o momento 147.883 com a cobertura de 79,53% do público.

Na capital das 51.887 doses disponibilizadas, foram aplicadas 36.956 com uma cobertura de 73,14% dos idosos. Para atingir a meta, Aracaju deve vacinar ainda 4.554 pessoas.

A SES faz mais um apelo para os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe: procurem os postos de saúde para que possam receber a vacina. Até o momento, nos 350 postos de saúde em todo o Estado, foram aplicadas 237.523 doses. Os municípios que ainda têm vacina devem continuar vacinando a população até o final do estoque.

A gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, reforça a importância de que as equipes de Saúde da Família realizem a busca dos idosos que ainda não foram vacinados. "Ainda há tempo de se vacinar. Estamos reforçando com os municípios para fazerem uma busca ativa da população idosa para atingirmos a meta de 80%", disse a técnica da SES.

"A vacina é um importante aliado na prevenção de doenças e promoção em saúde. Quem tem parente, amigo ou vizinho idoso, deve ficar atento e levá-lo ou estimulá-lo a buscar uma unidade de Saúde", conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

A única contra-indicação da vacina é para quem tem alergia ao ovo ou esteja com febre no momento da vacinação. Mesmo sem o cartão de vacinação, a pessoa pode receber a dose, porém receberá outro documento na unidade básica de saúde.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: