Sergipe

10/12/2011 às 14h32

Nova Unidade Pediátrica do Huse começa a funcionar nesta segunda-feira

Redação Portal A8

A nova Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), começa a funcionar a partir desta segunda-feira ( 12). Para colocar a nova unidade em operação, a FHS definiu um cronograma de funcionamento a partir da transferência dos pacientes infantis atendidos atualmente na Maternidade Hildete Falcão Baptista, onde estão as enfermarias e o pronto-socorro infantil.

A partir desse cronograma, foi estabelecido um plano de ação para a mudança, que será iniciado a partir das 6 horas da manhã da segunda. "As equipes estarão na Maternidade Hildete Falcão para reavaliar as crianças e iniciar os procedimentos para as remoções", explica Isa Prado, coordenadora das Unidades Hospitalares da Região Metropolitana de Aracaju.

Segundo Isa, todas as crianças sairão com os respectivos prontuários e a medicação correspondente para uso em, pelo menos, 12h. "Durante a manhã, serão transferidas as crianças do internamento e o almoço já será oferecido na nova Unidade Pediátrica do Huse para todos os pacientes e acompanhantes do internamento", salienta a coordenadora das Unidades da Região Metropolitana.

De acordo com o plano de ação definido pela FHS, as equipes médicas e de enfermagem estarão atuando simultaneamente tanto na Maternidade Hildete Falcão quanto na nova unidade, a fim de assegurar a assistência e atualizar as prescrições médicas. A previsão é que, a partir das 12h30, todas as crianças do setor de internamento da Hildete Falcão já tenham sido transferidas, a fim de que se possa ser iniciada a remoção dos pacientes do pronto-socorro infantil. "À tarde, todo o atendimento já deverá ser feito na nova Unidade Pediátrica do Huse", acrescenta Isa Prado.

Estrutura

A nova Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza foi inaugurada no último dia 24 pelo Governo de Sergipe e representa um marco na assistência infantil em Sergipe. Fruto de um investimento de R$ 450 mil, aplicados na aquisição de equipamentos e na reforma, ampliação e adequação da estrutura física, a nova unidade, que integra os serviços disponibilizados pelo Huse, consolida um novo padrão de atendimento à crianças no estado, focado na humanização da assistência, como pode ser comprovado visualmente na própria estrutura física e na resolutividade dos casos.

A nova unidade disponibilizará 53 leitos de internamento e dez para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, terá também uma capacidade de atendimento de 68 vagas no pronto-socorro infantil. Outro grande benefício proporcionado pela nova unidade está no conforto oferecido aos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.

Com uma área aproximada de 1.300 m2, a unidade segue o padrão de ambiência definido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde 2007 e que institui, entre outras coisas, amplas salas de espera com assentos, consultórios climatizados, alas para hidratação, amplos corredores e a assistência por classificação de risco, que organiza o espaço de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelha.

 

Fonte: ASN