Inscrições para alfabetizadores voluntários estão abertas

30/09/2015 20h50
Inscrições para alfabetizadores voluntários estão abertas
A8SE

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com inscrições abertas para alfabetizadores voluntários interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vem alfabetizando centenas de jovens, adultos e idosos, se tornando referência nacional no quesito qualidade de ensino e sistemas de aprendizagem.

O monitoramento constante Semed tem contribuído para que a execução do programa em Aracaju sirva de referência para o país inteiro. Além do acompanhamento frequente das turmas, a dedicação das equipes de ensino tem se destacado como um grande diferencial.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de dezembro, das 8h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Semed, localizada na Avenida Pedro Paes Azevedo, 726, bairro Grageru. O candidato deverá comparecer portando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e certificação de escolaridade do ensino médio.

Programa

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos às pessoas em processo de alfabetização.

Em Aracaju, a iniciativa existe desde 2003 e já alfabetizou cerca de cinco mil pessoas que não tiveram a oportunidade de ingressar no sistema educacional dentro do período ideal. A proposta metodológica do programa segue a linha introduzida pelo pedagogo, Paulo Freire, que tem como objetivo principal desenvolver nos alfabetizandos uma forma cada vez mais crítica de pensar, utilizando a sua história de vida.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: