Gabarito das provas do Exame Supletivo será divulgado nesta sexta

30/09/2015 20h48
Gabarito das provas do Exame Supletivo será divulgado nesta sexta
A8SE

O gabarito oficial do Exame Supletivo, realizado por mais de seis mil candidatos no último domingo, 13, será divulgado na próxima sexta-feira, 18, no portal da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o endereço eletrônico: www.seed.se.gov.br/supletivo. O resultado oficial será divulgado 30 dias após a realização das provas, também no portal da Seed e nas Diretorias Regionais de Educação. Os exames foram realizados para os candidatos que pretendem concluir os ensinos fundamental e médio.

De acordo com o coordenador do exame, Edson Aragão, o atraso de cerca de 20 minutos para o início das provas, por conta do não comparecimento de alguns fiscais, não prejudicou os candidatos porque o tempo de realização dos testes foi acrescido ao prazo do final das provas. Segundo Edson Aragão, os fiscais que não comparecem às provas estão automaticamente impedidos de participar de novos exames.

Ele disse que a frequência dos candidatos também foi satisfatória, tendo comparecido cerca de 90% dos mais de seis mil inscritos. Edson Aragão revelou que os participantes aprovaram a nova metodologia de oferta do Supletivo, que agora é realizado em apenas um dia, em dois turnos.

"Antigamente as provas eram oferecidas em duas etapas. Hoje o candidato faz as provas em etapa única. Em um único dia ele faz cinco disciplinas pela manhã e cinco pela tarde. Isso não é problema porque a essência do supletivo é certificar aqueles alunos que estão fora da sala de aula, mas que adquiriram o conhecimento de maneira informal", afirmou.

Nível

Outra novidade, segundo o coordenador dos Exames Supletivos, é que os candidatos também aprovaram o nível das provas. Ele disse que antigamente existiam muitas reclamações em relação ao nível das provas, que não contemplavam o que as diretrizes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) estabeleciam. "Hoje, através de um trabalho de parceria com os professores do Departamento de Educação, principalmente da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio, as provas são analisadas para que possam ser repassadas à sociedade. Os candidatos não mais questionaram o nível das provas", explicou.

Provas

As provas para os Exames Supletivos para os ensinos fundamental e médio foram realizadas em Aracaju, no interior e no sistema prisional, e foram coordenadas pelo Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), através da Divisão de Exames Supletivos (DIEX).

Os candidatos do ensino fundamental fizeram provas de Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês), Língua Portuguesa, Redação e Matemática. Já os do ensino médio fizeram provas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, Química e Sociologia. Na capital, as provas ocorreram nos colégios Atheneu Sergipense e Dom Luciano, e no interior nas sedes das Diretorias Regionais de Educação.

Fonte: SEED

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: