Música Afro e Forró no Freguesia deste fim de semana

30/09/2015 20h48
Música Afro e Forró no Freguesia deste fim de semana
A8SE

Apresentando a diversidade cultural do município de Aracaju, o Projeto Freguesia celebra o mês da Consciência Negra mesclando, neste fim de semana, a contagiante música Afro com o tradicional forró pé-de-serra. No sábado (12), às 20h, o ‘Grupo Afro Folclórico Criliber` apresenta seu trabalho a sergipanos e turistas na Feira do Aratipe (Orla de Atalaia). Já no domingo (13), a partir das 18h, é a vez do forró de ‘Ismael e os Filhos do Nordeste` animar o público da praça Tobias Barreto (bairro São José).

Criado há quase 30 anos pela Dona Madalena, o Grupo Afro Folclórico Criliber se constitui como um grupo de preservação e conscientização da identidade negra. Formado por moradores da comunidade Maloca, primeiro quilombo urbano de Sergipe, localizado no bairro Cirurgia, seus integrantes cantam, tocam e dançam a cultura negra.

Segundo Ednaldo dos Santos, integrante do grupo, o Criliber vai apresentar no Freguesia deste sábado um repertório com músicas de seu primeiro CD, lançado em fevereiro deste ano, além de muito axé e afro reggae.

‘Ismael e os Filhos do Nordeste` é um grupo de forró pé-de-serra que já toca em todo o estado há mais de 35 anos. Formado por Seu Ismael, seus filhos e mais alguns convidados, o grupo já tem quatro CD`s gravados, inclusive com composições próprias. Tocando também músicas de grandes nomes do forró, como Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Mestre Zinho e Flávio José, Seu Ismael promete contagiar o público que estiver, neste domingo, na praça Tobias Barreto.

Realização

O Projeto Freguesia é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que consiste na promoção de atividades artísticas em feiras de comidas típicas e artesanato. O projeto foi criado com o objetivo de atrair cada vez mais visitantes a esses espaços culturais, gerando renda aos comerciantes locais e valorizando a cena musical da capital sergipana.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: