Sergipe

09/11/2011 às 09h54

Tripulante de veleiro é resgatada pela Capitania dos Portos

Redação Portal A8
Apesar do cansaço, o estado de saúde da tripulante era bom (Foto: Capitania dos Portos)

A tripulante de um veleiro que participava da regata Charente Maritime Transat 6.50/2011 França - Salvador foi resgatada pela Capitania dos Portos de Sergipe no último domingo (06). Ela estava à deriva no mar, por conta da forte ressaca que atingiu o litoral sergipano no último final de semana.

Para ajudar no resgate foi preciso um rebocador (Foto: Capitania dos Portos)

A Capitania tomou conhecimento por meio de um componente da organização da regata que o veleiro Ran of The North Sea, de bandeira holandesa estaria sob condições climáticas bastante adversas, tinha sido avariado e estava sem o mastro principal, com uma tripulante a bordo. As condições adversas do mar estavam colocando em risco a embarcação avariada e a sua tripulante, que poderia vir a encalhar e naufragar próximo ao litoral . O veleiro se encontrava em frente à foz do Rio Real, a cerca de 50 Km da costa e solicitava reboque para local abrigado.

Após a confirmação das informações, a Capitania dos Portos de Sergipe solicitou o apoio da Petrobras, que mobilizou um rebocador que se encontrava na área das plataformas e que prontamente se deslocou para o local do incidente, distante cerca de 70 km de Aracaju.

No terminal, além da equipe de prontidão da Capitania dos Portos de Sergipe, encontrava-se um dos organizadores da Regata, que havia se deslocado de Salvador pra prestar o apoio necessário a tripulante holandesa Christa Ten Brinke, que apesar de ainda bastante cansada, encontrava-se em bom estado de saúde.

Este foi o terceiro caso de salvamento de embarcação em perigo no litoral de Sergipe este ano. Visando prevenir novos incidentes, a Marinha continuará alertando aos navegantes das condições meteorológicas adversas que atingem o litoral Nordestino, provocando ventos fortes e ondas elevadas na região.

Com informações da Capitania dos Portos