Casa de Ciência e Tecnologia promove observação da Lua e dos planetas

30/09/2015 20h42
Casa de Ciência e Tecnologia promove observação da Lua e dos planetas
A8SE

No próximo sábado (10) e no domingo (11) a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei promove mais uma noite de observações com telescópio. O evento ocorre das 18h às 20h, na área externa do planetário, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Durante a observação, as pessoas terão a oportunidade observar a lua em sua fase crescente e conhecer algumas estrelas, constelações e aglomerados.

As observações, realizadas em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), ocorrem nos períodos de Lua Cheia e Lua Crescente, sempre aos fins de semana. O público visitante tem à disposição um telescópio refletor newtoniano de 180mm e pode conhecer mais sobre os astros através dos comentários de astrônomos amadores, que traçam as características físicas e a distância dos planetas.

Segundo o diretor da CCTECA, Augusto César, as observações são importantes também para que a sociedade conheça o local e tenha acesso a um conhecimento ainda pouco divulgado. "Muitas pessoas têm curiosidade de conhecer e compartilhar experiências científicas, no entanto, devem saber que a Casa disponibiliza recursos apropriados e está altamente preparada para receber o público interessado", explica o diretor.

Ainda segundo informações da diretoria da CCTECA, o público é formado principalmente por jovens e adolescentes interessados em astronomia e por estudiosos de física e Geografia, frequentadores assíduos do espaço. Em média, a CCTECA recebe de 20 a 40 pessoas, mas já houve picos de mais de 300 em uma única noite. A entrada é franca.

CCTECA

Inaugurada em 2009, a CCTECA funciona através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Governo Federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O espaço está aberto ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Mais informações no blog http://cctecaplanetario.blogspot.com através do telefone: (79) 3217-3370.

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: