Sergipe

30/05/2011 às 11h17

UFS adota ENEM para avaliação de candidatos à graduação

O processo será contemplado a partir de 2013. O vestibular de 2012,que ocorre em novembro deste ano, ocorrerá seguindo o método anterior

Redação Portal A8

O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais. Mas o processo será contemplado a partir de 2013. O vestibular de 2012, que vai ocorrer de 27 a 30 de novembro deste ano, ocorrerá seguindo o método anterior

A adoção do ENEM ocorre sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, a Coordenação de Concurso Vestibular da UFS (CCV) continuará responsável pela inscrição local e divulgação do resultado. Mas a operação quanto à realização das provas - como confecção, aplicação, distribuição etc. - ficará a cargo do MEC. O candidato, desta forma, tem que fazer duas inscrições: uma no Enem e outra na CCV. A CCV prevê que a inscrição chegue a R$ 15. Este ano o Enem cobrou R$ 35.

"O Enem se propõe a avaliar habilidades gerais dos alunos com foco na capacidade de leitura, interpretação de texto e na aplicação de conceitos dos estudantes, que com a adoção do Enem a UFS deixa de enfrentar as dificuldades inerentes à logística de elaboração e aplicação das provas, e que a comunidade ganha a facilidade de poder fazer as provas em diferentes locais do país", disse o relator do processo, professor Cláudio Macêdo.

Segundo a nova resolução, poderão se inscrever no processo seletivo exclusivamente os candidatos inscritos no último Enem do ano imediatamente anterior ao qual o concurso se refere e que no ato da inscrição tenham ou estejam concluindo o ensino médio. No próximo ano, o MEC vai realizar duas edições da prova: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O resultado desta última prova seria o primeiro a ser adotado pela UFS.

Cotas

A nova resolução não altera a política de cotas e vai continuar destinando 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais.

Confira matéria sobre inscrições do ENEM

Com informações da UFS