Sergipe

24/05/2011 às 19h44

Chuvas diminuirão durante a semana

Redação Portal A8

As chuvas que caíram em Aracaju desde a madrugada desta terça-feira (24) acalcaram o acumulado de 120 milímetros (mm). O acumulado de chuvas deste mês de maio já marcou o total de 260 mm, sendo a média mensal de 320 mm. A boa notícia é que, segundo informações do Centro de Meteorologia, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de quarta-feira, 25, até domingo, 29, as chuvas irão diminuir de forma decrescente em todo o Estado.

De acordo com leitura de dados de satélite, o volume de chuva que caiu na capital sergipana diminuirá no período da tarde, e somente voltará a cair, e com menor volume, no período da noite.

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas são de natureza convectiva, oriunda do período chuvoso. "Elas vieram do oceano, formando um agrupamento de nuvens. Em Aracaju a maior concentração da precipitação ocorreu pelo período da manhã. Espera-se para o início da tarde uma breve estiagem, e logo mais à noite, a volta da precipitação, e com menor volume de chuva", explicou Overland.

"Até lá é provável que o volume acumulado de chuvas alcance em torno de 150mm, ultrapassando a média de 320 mensal. Porém, não é mais esperado um volume expressivo como o alcançado nessa terça-feira na capital sergipana, a qual, da madrugada até as 10 primeiras horas do dia, já marcava 70mm. Serão chuvas frequentes, porém leves", explicou meteorologista.

Cobertura

As chuvas dessa terça-feira tiveram maior concentração no litoral, e nas regiões Sul e Centro Sul do Estado.
De acordo com a previsão do tempo, nesta quarta-feira, 25, as chuvas diminuirão em Aracaju, tendo sua maior precipitação destinada para os litorais Norte e Sul, alcançando cidades como, Pirambu, Japaratuba, Pacatuba, Estância, Simão Dias e Santa Luzia do Itanhi.

Na quinta-feira, 26, as chuvas diminuirão em todo o Estado, ocorrendo apenas em pontos isolados da região Sul e Centro Sul.

Já na sexta-feira, 27, a previsão é de chuvas isoladas. Podendo ocorrer chuvas leves, de até 5 mm, em cidades como Gararu e cidades da região do Baixo São Francisco.

Final de Semana

A previsão do tempo para esse sábado e domingo, dias 28 e 29 respectivamente, é de pouca chuva na cidade de Aracaju. Podendo ocorrer apenas nos litorais Norte e Sul.

 

Fonte: ASN