Sergipe

20/05/2011 às 14h44

MEC autoriza abertura dos cursos de Medicina e Odonto em Lagarto

Avaliação observou questões pedagógicas, de pessoal e parte física

Redação Portal A8

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura dos cursos de Medicina e Odontologia do campus de Lagarto da UFS. Para a autorização, os avaliadores, que realizaram a visita in loco em maio, analisaram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. Dessa avaliação abrangente saiu os conceitos finais: Medicina ficou com 3 e Odontologia 4 (numa escala de 1 a 5).

O diretor do campus, Mário Adriano, afirma que a avaliação foi positiva. "Tivemos nota 3 - que aprova - em Medicina. Mas com pontos extremamente fortes: 5 no projeto pedagógico e 4 no quadro de professores. Para nós, foi uma avaliação muito boa, nos deu a força para seguir em frente".

Nas considerações finais do relatório, os avaliadores "constataram que o projeto do curso de Medicina é fruto de um planejamento institucional, com metas e ações bem definidas, que vem sendo executado de forma progressiva. A instalação de campi avançados em diferentes regiões do Estado obedece às características e demandas regionais e conta com compartilhamento de ideias e cooperação dos poderes federal, estadual e municipal".

E mais: "O projeto tem méritos pedagógicos, há entusiasmo para sua implantação, os serviços de saúde para práticas de ensino são bem dimensionados em infra-estrutura e as fragilidades apontadas merecem ser sanadas para que seus objetivos sejam satisfatoriamente cumpridos", finaliza os avaliadores.

Mário Adriano explica que "o que pesou para a nota de Medicina não ser maior foi a não existência de uma residência médica, já que o hospital de Lagarto tem apenas 11 meses de funcionamento". Outro fator foi que "os laboratórios ainda não estavam montados, embora tenhamos apresentado os resultados das licitações de equipamentos".

Na conclusão da avaliação de Odontologia, os representantes do MEC colocam que "em razão do exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e neste instrumento de avaliação, o curso de Odontologia da UFS apresenta um perfil ‘BOM` com conceito final 4 de qualidade".

 

Fonte:UFS