Hoje é o último dia de vacinação contra gripe

Idosos,crianças,gestantes, trabalhadores (saúde) e índios,devem se vacinar, exceto pessoas alérgicas a ovo

30/09/2015 20h34
Hoje é o último dia de vacinação contra gripe
A8SE

Podem se vacinar idosos (com mais de 60 anos). (Foto:Sílvio Rocha )

Hoje, 20 de maio, é o último dia de vacinação contra a gripe.A 13ª Campanha Nacional, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca as pessoas que ainda não foram imunizadas a comparecerem à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima.

Podem se vacinar idosos (com mais de 60 anos), crianças(com mais de seis meses e menos de dois anos), gestantes, trabalhadores da saúde e índios. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). De acordo com dados divulgados pela SMS, foram vacinados 28.466 idosos (60,59% de cobertura), 9.702 crianças (67,20%) e 4.219 gestantes, o que representa 50,66% da meta. Também podem se vacinar os índios e trabalhadores da área de saúde.

Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

Segurança

O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado.

Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Com informações da PMA

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: