Meteorologistas farão previsão do tempo no Nordeste

O evento reunirá dezenas de profisisonais da área e de todo o país em Aracaju para prevenir a população sobre a meteorologia

30/09/2015 20h34
Meteorologistas farão previsão do tempo no Nordeste
A8SE

Nessa segunda e terça-feira (16 e 17) a cidade de Aracaju sediará a VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil. O evento, que tem como objetivo elaborar o Boletim da Previsão Climática para o trimestre de junho a agosto deste ano na região, reunirá dezenas de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para o meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Overland Amaral, a reunião tem o propósito de anteceder dados importantes da previsão do tempo e do clima com vistas para setor leste do nordeste. "Teremos a previsão para os três próximos meses. A estratégia dessa montagem climática visa orientar e prevenir a população sobre a meteorologia, em função de setores que necessitam diretamente dessas informações", justifica.

A abertura da reunião será na segunda-feira, dia 16, às 9h, no auditório da Codevasf. Após solenidade de abertura do evento, o secretário de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciências e Tecnologia (Brasília), Carlos Afonso Nobre, irá proferir palestra sobre o "Papel dos Centros Estaduais de Meteorologia na Consolidação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais".

Logo após o meteorologista Overland Amaral, junto ao diretor de Administração e Controle dos Recursos Hídricos da Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Santos da Rocha, realizará a apresentação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico e o Projeto de Sala de Situação da Semarh.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a reunião enfatiza a importância da meteorologia para o mundo. "As observações meteorológicas são valiosas por permitirem os vários tipos de serviços de avisos nestas áreas. As influências do tempo nesses setores acabam interferindo no transporte de cargas, na execução de serviços, previsão de consumo, épocas de plantio e colheita", destacou o secretário, enfatizando a segurança da população quando se refere a prevenção de catástrofes de acidentes causadas por eventos climáticos extremos.


Programação


A programação do primeiro dia da VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil será encerrada após a formação de uma mesa de discussões. Na ocasião, "A importância da Sala de Situação para o Monitoramento Hidrometeorologico", será debatida por um representante da Superintendência de Usos Múltiplos da Agência Nacional de Águas, a ANA.

Já na terça-feira dia 17 de maio, às 14h, os meteorologias dos Centros de Meteorologias que estarão em Aracaju irão dar continuidade à montagem do boletim prognóstico da previsão do tempo para o trimestre estudado: junho, julho e agosto.

Das 14h às 16hs os meteorologistas participarão de uma áudio-conferência sobre a previsão, a qual estará sendo coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INMET).

Seguida da audioconferência, entre às 16h e 18h, os meteorologistas estarão discutindo a finalização do Boletim da Previsão Climática para o trimestre de junho a agosto. O resultado do boletim será divulgado à imprensa por meio de uma coletiva.

Fonte:SEMARH

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: