Sergipe

10/05/2011 às 18h39

Inscrições para Exames Supletivos terminam nesta sexta

Redação Portal A8

Prossegue até esta sexta-feira (13), no horário das 7h30 às 16h30, o período de inscrição para os Exames Supletivos 2011. As inscrições são gratuitas e não será permitido que o candidato realize provas correspondentes aos dois níveis de ensino ao mesmo tempo. O supletivo é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da secretaria de Estado da Educação (Seed).

O exame supletivo será realizado na capital, nas diretorias regionais de educação e no sistema prisional. A coordenação dos exames é do Departamento de Educação (DED), através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja). Poderão se inscrever candidatos com 15 anos completos ou a completar até a data da primeira prova. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Os candidatos residentes em Aracaju e em municípios que compõem a Grande Aracaju poderão se inscrever na Divisão de Exames do DED, localizada na sede do complexo administrativo e pedagógico da Seed, rua Gutemberg Chagas, nº 169 - Bairro Inácio Barbosa, e na Divisão de Certificação, situada no 10º andar do Edifício Estado de Sergipe - travessa Baltazar Góis, nº 86, centro da capital.

Já os candidatos que residem nos demais municípios deverão se dirigir às sedes das diretorias regionais de educação (DREs) e efetuarem suas inscrições. As DREs estão situadas nos municípios de Estância (DRE 1); Lagarto (DRE 2); Itabaiana (DRE 3); Japaratuba (DRE 4); Nossa Senhora das Dores (DRE 5); Própria (DRE 6); Gararu (DRE 7) e Nossa Senhora da Glória (DRE 9).

Para os detentos, as inscrições serão realizadas nas unidades do sistema prisional do estado de Sergipe, em parceria com a secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Os exames também serão realizados nessas unidades e estarão direcionados aos presos que se encontram em regime de privação de liberdade ou regime semiaberto.

Documentação

É necessário levar um documento com foto, podendo ser a carteira de identidade original, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho e previdência social (CTPS), com a respectiva cópia legível. A inscrição também poderá ser feita por procuração.

O cartão de identificação deverá ser retirado no local onde foram realizadas as inscrições, no período de 30/05 a 3/06, mediante apresentação do comprovante de inscrição, ou ainda pelo site: www.seed.se.gov.br/supletivo, de 30/06 a 10/06.

Na ausência do comprovante de inscrição, o candidato poderá apresentar outro documento de identificação, com foto, a exemplo de carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social; carteira nacional de habilitação ou carteira funcional.

Provas


As provas serão realizadas nos dias 12 e 19 de junho, das 8h às 12h. No dia 12 de junho, os candidatos que pretendem concluir o ensino fundamental terão disponibilizadas provas de História, Matemática e Geografia. No dia 19, Ciências, Língua Portuguesa/Redação e Língua Estrangeira (Inglês facultativo para inscrição).

Os candidatos que desejam concluir o ensino médio também farão provas nesse mesmo dia 12, das 8h às 12h. Serão ofertados os exames de História, Matemática e Geografia. Ainda nesse mesmo dia, das 14h às 17h, serão disponibilizadas provas de Química e Filosofia.

No dia 19 de junho, das 8h às 12h, serão oferecidas aos candidatos do ensino médio as provas das disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa/Literatura e Redação. Das 14h às 17h, será a vez de eles realizarem provas de Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, obrigatório) e Sociologia.

De acordo com o edital divulgado pela Seed, os candidatos poderão ter acesso ao material programático dos exames no sítio da Secretaria de Estado da Educação. Será aprovado em cada disciplina o examinado que obtiver nota mínima de cinco pontos.

Resultados

Na capital e interior os resultados serão divulgados no mesmo local onde foram realizadas as inscrições. O resultado também será divulgado no site da Seed, com publicação do gabarito das provas em 72 horas e o resultado no prazo de 30 dias.

 

Fonte: ASN