Mais de 50% da população aracajuana ainda não se vacinou

Foram enviadas 77 mil doses da vacina para Aracaju, mas até agora, apenas 24.332 foram imunizadas

30/09/2015 20h33
Mais de 50% da população aracajuana ainda não se vacinou
A8SE

A três dias do encerramento da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua convocando boa parte da população que ainda não se imunizou às Unidades de Saúde da Família (USF). De acordo com dados parciais da SMS, mais de 50% da população ainda não se vacinou, embora a meta do Ministério da Saúde (MS) seja imunizar 80% dos idosos, crianças e gestantes.

Ao todo, o Ministério enviou 77 mil doses da vacina para Aracaju, que está sendo aplicada em todas as 43 USFs. Apesar disso, até agora, apenas 24.332 pessoas foram imunizadas: 15.025 idosos com mais de 60 anos (31,9%), 6.400 crianças maiores de seis meses e menores de dois anos (44,3%) e 2.907 gestantes (34,9%). Segundo a responsável técnica do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiologia, Débora Moura, os números ainda são muito baixos, se comparados à expectativa inicial.

"Nossa meta é vacinar 80% do público-alvo até essa sexta, dia 13. Por isso, ainda esperamos um bom número de pessoas nos postos. É preciso enfatizar a importância da vacina para os idosos, crianças e gestantes, que são o público mais vulnerável diante da contaminação", afirmou Débora.
Ela explica ainda que não há dificuldades para realizar a imunização. "Para vacinar-se, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e apresentar o cartão de vacinação", afirmou Débora, enfatizando que o ideal é evitar deixar para o último dia, por conta das filas.

Indicações

Além dos idosos, crianças e gestantes, também podem se vacinar os índios e trabalhadores da área de saúde (que atuam nas urgências, emergências, ambulatórios, agentes comunitários de saúde e de endemias). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: