Aula inaugural do campus de Lagarto será segunda (09)

30/09/2015 20h33
Aula inaugural do campus de Lagarto será segunda (09)
A8SE

As atividades acadêmicas do campus de Lagarto têm início nesta segunda-feira, 9, com uma aula inaugural, às 14h30, a ser proferida pela professora Mércia Margotto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia. A cerimônia, que vai ocorrer no auditório do Espaço Cultural Charles Brício, faz parte da comemoração do aniversário da UFS, que completa 43 anos no dia 15 de maio. Veja a programação completa.

O atraso no início nas aulas, previstas inicialmente para começar em 14 de março juntamente com as dos demais campi, foi motivado pela liberação tardia da contratação de professores por parte do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o diretor do campus Mário Adriano dos Santos, os 33 professores substitutos selecionados através do Edital 06/2011 já estão em fase final de contratação. Esses profissionais vão se somar à atual equipe formada por 11 professores efetivos e 30 técnicos administrativos.

"Eles [os novos professores] passarão por uma capacitação para as metodologias de aprendizagem, divididas em duas unidades, que ocorrem nos dias 5 e 6 e 13 e 14 de maio", afirma o professor Mário. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método no qual o aprendizado se dá por problemas ou cenários apresentados aos alunos. (saiba mais aqui). O campus de Lagarto vai inaugurar esta metodologia de ensino em Sergipe.

Em virtude da sede permanente do campus estar em construção, as aulas serão ministradas numa sede provisória, localizada no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas (Polivalente). Nele, os calouros terão uma estrutura formada por blocos de salas de aula, de administração e de laboratórios, além de um espaço de vivência.

O primeiro semestre de 2011 encerra-se num sábado, em 3 de setembro. O período 2011.2 começa em 12 de setembro.

Cursos

O campus de Lagarto realizou seu primeiro vestibular em dezembro. Foram ofertadas 300 vagas, 50 em cada um dos seguintes cursos: Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Em 9 de dezembro de 2010, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) deu parecer favorável a aprovação do curso de Medicina. O curso deve entrar no vestibular 2012, que acontece em novembro deste ano. Serão 50 vagas anualmente no turno integral (manhã e tarde) com duração de 12 semestres letivos.

Já Odontologia, que também necessita de parecer favorável do CNS para entrar em funcionamento, ainda não foi apreciado pelo conselho.

Parceria

O mais novo campus da UFS no interior sergipano reflete uma parceria dos governos federal e estadual. Ao final - incluindo, dentre outras ações, as obras de reforma da sede provisória e a construção do campus - os investimentos vão ultrapassar os R$ 60 milhões.

Fonte: UFS

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: