Cadastramento digital de eleitores pode iniciar em junho

30/09/2015 20h33
Cadastramento digital de eleitores pode iniciar em junho
A8SE

Nesta terça-feira (03) o prefeito Edvaldo Nogueira participou de nova reunião do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) para discutir a implantação do sistema de urnas biométricas e o recadastramento dos eleitores para o pleito de 2012. Durante o encontro, realizado com a presidente do Tribunal, Susana Maria Carvalho, e técnicos do órgão, foram planejadas ações conjuntas entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o TRE/SE.

Para permitir que todos os eleitores do estado de Sergipe votem através da urna biométrica nas próximas eleições, o TRE/SE pretende iniciar o cadastramento digital dos eleitores no mês de junho deste ano. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, todo o poder municipal irá trabalhar em parceria com o Tribunal para garantir que o cadastro transcorra de forma tranquila e dentro do prazo estabelecido.

"Daremos todo o apoio necessário para que juntos possamos vencer esse desafio, permitindo que o eleitorado vote através da biometria. Esse sistema representa um grande avanço, tanto do ponto de vista democrático, quanto tecnológico, e é preciso que a gente cumpra esse papel importante na fase de cadastramento", avalia o prefeito.

Mobilização

Na reunião, foram pontuadas possíveis ações de conscientização e medidas educativas para mobilizar a população para o recadastramento. Além de campanhas publicitárias em grandes eventos da Prefeitura, como o Forró Caju, o prefeito também sugeriu a distribuição de material informativo da Justiça Eleitoral em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e escolas municipais. O objetivo é disseminar a informação e conscientizar os eleitores sobre a importância do sistema biométrico.

"Temos que educar o eleitorado e tentar espalhar essas informações. Nós podemos contar com o apoio dos cerca de 1.300 agentes de saúde, que visitam casas de todos os bairros diariamente e têm acesso direto à população.

Podemos também mobilizá-los com o apoio das escolas, professores e diretores, que têm contato constante com a comunidade, além de fixar cartazes nos ônibus da cidade", sugeriu Edvaldo.

A presidente do Tribunal Eleitoral, Susana Maria Carvalho, agradeceu o apoio dado pelo prefeito de Aracaju. "Fico muito feliz em vê-lo com tanta receptividade, energia e determinação para nos ajudar com esse desafio. É bom sentir que a prefeitura está andando ao nosso lado. Afinal, a cidade com a melhor qualidade de vida merece o melhor sistema eleitoral", disse a presidente.

As sugestões que surgiram durante o encontro foram listadas e devem começar a ser executadas em breve. Uma nova reunião para finalizar as estratégias de mobilização e iniciar a divulgação dos períodos de cadastramento digital ficou agendada para acontecer ainda este mês.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: