Começa neste sábado a campanha de combate à gripe no Brasil

Para se vacinar, basta procurar a USF mais próxima e apresentar o cartão de vacinação

30/09/2015 20h33
Começa neste sábado a campanha de combate à gripe no Brasil
A8SE

Neste sábado (30) acontece o ‘dia D` da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que continua até o dia 13 de maio. A partir das 8h da manhã todas as 43 Unidades de Saúde da Família da capital estarão abertas para vacinar adultos (com idade acima de 60 anos), crianças (maiores de seis meses e menores de dois anos), gestantes, profissionais da área de saúde e índios. A SMS também irá disponibilizar quiosques de vacinação nos shoppings Rio Mar e Jardins.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Metas

Até o dia 13 de maio, todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF), estarão participando da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, realizada pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar, basta procurar a USF mais próxima de sua residência e apresentar o cartão de vacinação. Quem não possui o cartão, pode fazê-lo no momento da imunização. No Brasil, cerca de 29 milhões de pessoas devem ser imunizadas. A meta de Sergipe é vacinar 300 mil pessoas e Aracaju pretende imunizar 77 mil.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: