Quinta Rodada de Negócios irá reunir grandes empresas do setor de petróleo e gás

30/09/2015 20h19
Quinta Rodada de Negócios irá reunir grandes empresas do setor de petróleo e gás
A8SE

Empreendedores sergipanos terão oportunidade de firmar parcerias com grandes empresas dos setores de petróleo e gás. Já está tudo pronto para a realização da "Quinta Rodada de Negócios" dos segmentos petróleo, gás, energia e mineração. O evento inicia nessa próxima quarta feira, (24), e prossegue até o dia 26. Será em Aracaju, no Espaço Selma Duarte, bairro Coroa do Meio, das 8h às 18h. Os encontros, que são agendados previamente, acontecem entre empresas ancoras e empreendimentos ofertantes, e também entre ofertantes e ofertantes.

As grandes empresas ancoras já confirmaram presença, são 20 instituições conceituadas no País, empreendimentos como a Petrobras, Vale, Votorantin, Energisa, Transpetro, Sergas, GDK, Halliburton, Bj Service, EL Passo, que participam da Rodada interessadas em diversificar seus cadastro de fornecedores de bens e serviços. Essas empresas irão participar de encontros, agendados antecipadamente, com diretores e proprietários de 85 micro e pequenos negócios, são as empresas ofertantes.

Das 85 empresas ofertantes, aproximadamente 80% são de Sergipe e 20% de fora, de estados como a Bahia, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Norte. E empreendedor sergipano que quer participar da rodada e ainda não se inscreveu no evento, ainda resta uma última chance. A organização da Rodada determinou segunda feira, 22 de novembro, como o último dia de inscrição.

Segundo Ana Nunes, consultora do Sebrae e coordenadora do projeto Petróleo e Gás, vale destacar a participação de representantes da Agência Nacional do Petróleo no evento. Eles vão ministrar uma palestra sobre conteúdo local. "As operadoras de petróleo, públicas e privadas, são obrigadas por decreto do Ministério das Minas e Energia a comprovar que compram uma determinada porcentagem dos seus insumos das empresas locais. Os consultores da ANP irão orientar as empresas sobre as especificações do respectivo decreto", explica Ana Nunes.

A equipe da Agência Nacional de Petróleo também estará orientando as empresas de consultoria como acontece o processo de cadastramento para atuarem na certificação de conteúdo local. Essas empresas, depois de terem seus cadastros aprovados pela ANP, ficam autorizadas a fazer auditoria nos empreendimentos que pleiteiam tornar-se fornecedores da Petrobras Nacional. "Atualmente não existe nenhuma empresa de consultoria em Sergipe que realize esse tipo de serviço, hoje uma empresa da Bahia é que está realizando as auditorias no Estado", destaca a consultora do Sebrae.

Programação

No dia 24 de novembro pela manhã, acontecem as palestra das empresas Ancoras. É quando os grandes empreendimentos dizem quais são suas necessidades de produtos e serviços e como acontece o processo de compra. Consultores da Agência Nacional do Petróleo também irão falar sobre conteúdo local e processo de cadastramento das empresas de consultoria. Na tarde do dia 24 e durante todo o dia 25 acontecem os encontros e rodadas de negociação.

Já no dia 26 serão realizadas as oficinas de orientação ao cadastramento eletrônico nos portais das grandes empresas. "Vale destacar que durante a rodada as empresas ancoras irão identificar os possíveis fornecedores. Esses empreendimentos serão direcionados e orientados a participar das oficinas de cadastramento, pois só assim terão condição de realizar negócios com as grandes empresas", explica Ana Nunes.

Fonte:SEBRAE/Se

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: