Pelotão Ambiental identifica desmatamento e poluição na Serra da Miaba

A Serra da Miaba está localizada no município de São Domingos, distante 76 quilômetros da capital

30/09/2015 20h19
Pelotão Ambiental identifica desmatamento e poluição na Serra da Miaba
A8SE

 

Em um dos pontos foi possível registrar uma saco de lixo deixado pelo visitante (Foto: PM/SE)

Em mais um atividade de mapeamento das condições de preservação das matas sergipanas, policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental participaram de uma trilha ecológica na Serra da Miaba, localizada no município de São Domingos, distante 76 quilômetros da capital.

 

O intuito, segundo o comandante do Pelotão Ambiental, capitão Marcelo, foi fazer o levantamento da área local, bem como exercitar a progressão dos policiais em ambientes rurais/naturais, reconhecendo as dificuldades que ele oferece, na medida em que a atividade dispensa recursos como veículos, exige condicionamento físico e uma logística específica do militar.

"O nível de dificuldade da referida serra foi superior ao encontrado na serra de Itabaina, pela diferença das trilhas escolhidas em cada ocasião. No caso da Serra da Miaba, a subida foi muito mais íngreme e, além disso, todo o percurso foi feito sem encontrar quase nenhuma sombra", destacou capitão Marcelo.

De acordo com o comandante, essa peculiaridade demonstra o nível de desmatamento encontrado. "Identificamos diversos resíduos deixados pela presença humana durante o percurso da serra. Um visitante, por exemplo, deixou uma sacola cheia de lixo pendurada no galho de um arbusto, como se, por acaso, o serviço de limpeza pública por ali passasse para fazer o recolhimento daquele material", lamentou capitão Marcelo.

O oficial destacou os resultados da ação humana, salientando os efeitos do desmatamento da vegetação original. "Voltando à questão do desmatamento, do alto da serra chega a ser desolador perceber o tanto de pastagens existentes em região que deveria estar com sua cobertura original: a mata atlântica", frisou o capitão.

A iniciativa também faz parte de uma série de programações alusivas aos 14 anos de existência do Pelotão de Polícia Ambiental, subunidade especializada da Polícia Militar que atua, desde agosto de 1996, em ações de preservação e manutenção do equilíbrio do meio ambiente, coibindo práticas ilícitas junto à flora e a fauna sergipana, incluindo ocorrências referentes à poluição sonora e perturbação do sossego alheio.

 

Fonte: PM/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: