Ministro da Saúde visitará Sergipe para fazer alerta contra dengue

A visita integra as ações da campanha nacional que visa reforçar o alerta nas localidades com maior probabilidade de surto da doença

30/09/2015 20h19
Ministro da Saúde visitará Sergipe para fazer alerta contra dengue
A8SE

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visitará Sergipe nesta quarta-feira, (17), para fazer uma avaliação e apontar novo direcionamento da política contra a dengue no país. Ele se reunirá com prefeitos, secretários de Saúde e gestores municipais e estaduais das áreas de Infraestrutura, Educação, Meio-Ambiente e Defesa Civil.

A visita integra as ações da campanha nacional que visa reforçar o alerta nas localidades com maior probabilidade de surto da doença, conforme o Risco Dengue - nova ferramenta lançada em setembro que combina cinco critérios para avaliar o risco nos estados. Sergipe está entre as dez unidades da Federação com risco muito alto, por já ter ocorrido uma epidemia em 2008, apesar de a situação estar controlada no estado.

De janeiro a setembro deste ano foram notificados 1.440 casos. Destes, 313 foram confirmados, uma redução de 85% em relação a 2009, quando foram notificados 3.579 casos e confirmados 595. Além disso, 27 municípios encontram-se em situação de baixo risco, 38 estão em situação de médio risco e 10, de alto risco.

A classificação é feita através da avaliação entomológica, ou seja, por meio da taxa de infestação do mosquito transmissor. Quando menos de 1% dos imóveis tem a presença do vetor é considerado baixo risco. De 1% a 3,9% é médio risco e acima de 3,9% está em alto risco.

Fonte: Ascom/SES

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: