"Festa da Vitória" homenageia pacientes curados do câncer

30/09/2015 20h19
"Festa da Vitória" homenageia pacientes curados do câncer
A8SE

No próximo dia, 25, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realiza mais uma edição da ‘Festa da Vitória`. O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado oficialmente no dia 27 de novembro.

Festa da Vitória (Foto:ASN)

A iniciativa, que faz parte do projeto de humanização da unidade, tem o objetivo de homenagear pacientes curados e estimular aqueles que estão começando o tratamento contra a doença.

 

Segundo a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, esse trabalho é fundamental para quem acha que o diagnóstico é uma sentença de morte. "Muitos chegam aqui cabisbaixos, querendo se entregar ao sofrimento. Reverter esse quadro de tristeza é a nossa maior recompensa", conta Rute.

Programação

A expectativa é reunir cerca 500 de pessoas, entre usuários, acompanhantes, familiares, voluntários e profissionais de saúde. Durante a programação festiva, os `vitoriosos` fazem seus relatos de vida através de depoimentos, são presenteados com medalhas de ouro e desfilam ao som da música usada nas saudosas vitórias do piloto Airton Sena.

 

"Todos os anos, a festa é marcada por muita emoção. Tenho certeza que dessa vez não será diferente", destaca o funcionário público Acrísio Marino. Pai da pequena Sandriele, 11, ele acompanhou otimista o tratamento da filha, vítima de um tumor de intestino. Hoje, a menina que sonha em ser médica faz apenas exames de controle como exige o protocolo do Ministério da Saúde (MS). "Gosto de contar minha história para os coleguinhas de escola, mas ninguém acredita que eu já fui careca. Agora, não quero mais cortar o cabelo", relata a teimosia típica da infância.

Solidariedade com muito humor (Foto:ASN)

 

Benefícios

Moradora do município de Japaratuba, dona Miraldete dos Santos, sempre agradece a Deus ao relembrar o que conseguiu vencer o período em que o filho encarou a luta contra um retinoblastoma (câncer na retina do olho), há cinco anos. "A fé não pode faltar nunca. Se é vontade Dele, temos que aceitar e pedir forças para continuar a caminhada", desabafa.

Estudos científicos comprovam que o tratamento de câncer surte mais efeito quando o paciente decide realizá-lo com coragem e determinação. "A força de vontade faz toda a diferença. Quem não acredita é vencido pelo medo, já quem segue corretamente nossas orientações, crente no melhor para si, surpreende até a natureza", conclui a enfermeira responsável pelo ambulatório de quimioterapia Elaine Brito.

Fonte:ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: