Falta de manutenção na praça São Francisco motiva ação do Ministério Público

De acordo com o Ministério Público as denúncias de má conservação do local foram confirmadas

30/09/2015 20h19
Falta de manutenção na praça São Francisco motiva ação do Ministério Público
A8SE

As más condições da estrutura do conjunto arquitetônico da praça São Francisco de Assis, que recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, chamou a atenção do Ministério Público em São Cristóvão, que ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado e o Município.

De acordo com o promotor de Justiça, Augusto César, as denúncias de má conservação do local foram confirmadas. "Solicitamos uma inspeção no espaço e constatamos problemas como rachaduras e infiltração na estrutura da igreja e do convento, por isso entendemos por bem ajuizarmos uma ação visando obrigar o Estado e o Município a realizarem obras de manutenção", afirmou.

Ainda segundo informações do promotor, caso a falta de conservação provoque problemas graves na estrutura do patrimônio os responsáveis sofrerão punições. "O abandono do patrimônio pode ser considerado um crime e um ato de improbidade administrativa", alertou.

Outro problema que também foi denunciado ao Ministério Público é a atuação de guias turísticos sem o devido preparo. "Recebemos uma reclamação do sindicato a respeito dos guias clandestinos, por isso instauramos um inquérito criminal e vamos realizar no dia 17 de novembro uma audiência para discutir o assunto", relatou Augusto Cesar que ressaltou. "Temos que ter profissionais capacitados trabalhando, pois de acordo com as denúncias essas pessoas que estão atuando no local usam da força para conseguir turistas e passam informações absurdas a cerca da história do município", destacou.

Por causa da falta de limpeza dos templos religiosos, a igreja São Francisco vai fechar as portas para visitação a partir da próxima semana. O título de patrimônio histórico foi concedido no mês de agosto pela Unesco, na ocasião foram investidos cerca de sessenta milhões de reais para restauração e recuperação dos prédios, além da reforma da praça São Francisco.

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: