Barco-museu percorre as águas do Rio São Francisco

O barco atracou na cidade sergipana em Porto da Folha, nos povoados Ilha do Ouro e Niterói.

30/09/2015 20h18
Barco-museu percorre as águas do Rio São Francisco
A8SE

O barco-museu Santa Maria percorre, até esta terça-feira (02) as águas do rio São Francisco levando exposição de cultura popular, exibição de vídeos e oficinas de arte-educação para cerca de 10 mil moradores ribeirinhos de cidades e povoados de Alagoas e Sergipe.

O projeto "O Museu no Balanço das Águas - Coleção Karandash" é uma realização da Galeria Karandash - Arte Contemporânea, com o patrocínio do Programa BNB de Cultura Edição 2010 parceria BNDES e apoio do Sebrae-AL, Sesc-AL e das prefeituras por onde a embarcação vai passar.

A viagem cultural do barco-museu Santa Maria começa na Ilha do Ferro (Pão de Açúcar), onde foi montada a exposição "Fernando Rodrigues - O Guardião de Memórias", em homenagem ao artista e designer morto ano passado. A embarcação também ganhou as carrancas (esculturas) do artista Veio, o Marinheiro do escultor Resendio e os cataventos de mestre Zezinho.

Enfeitado e lotado de cultura, o Santa Maria inicia a jornada com paradas nos municípios alagoanos de Pão de Açúcar, Traipu e Belo Monte; atravessa o rio e vai para a margem sergipana, atracando em Porto da Folha, Ilha do Ouro e Niterói.

Em cada local, a comunidade é convocada para visitas guiadas ao barco-museu, assistir vídeos sobre os artistas da região e participar das oficinas de pintura, desenho, escultura e instalações com arte-educadores e professores das escolas públicas das cidades.

O barco-museu não será desmontado. Pelo contrário. Sua nova vocação é permanente e ficará atracado no município de Pão de Açúcar, podendo ser palco de várias ações educativas e culturais.

Com informações da Assessoria

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: