Abertas as inscrições para o 3º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário

30/09/2015 20h17
Abertas as inscrições para o 3º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário
A8SE

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu nessa quarta-feira (27) o prazo de inscrições para o 3º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. A iniciativa vai reconhecer as melhores matérias e reportagens sobre qualquer um dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU) produzidas por estudantes de jornalismo e publicadas em mídias laboratório de instituições de ensino superior públicas ou privadas. Dez trabalhos serão premiados: o primeiro e o segundo colocados de cada região do país serão contemplados com R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. No total, serão distribuídos quarenta mil reais em premiação.

O objetivo do prêmio é estimular a produção de matérias sobre a atuação dos quatro ramos do MPU (formado pelos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios) e, com isso, esclarecer o público sobre o trabalho da instituição. Apoiam a iniciativa a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF), a Band Brasília/Band News FM e a Rede Record Brasília.

Para concorrer, as matérias devem ter sido produzidas por estudantes regularmente matriculados em cursos de jornalismo. A veiculação em mídias laboratório (jornal impresso, rádio, televisão ou jornal on-line) mantidas pela instituição de ensino também é necessária. Os trabalhos podem ser feitos em grupo ou individualmente. É obrigatório que os trabalhos tenham sido produzidos e veiculados em 2010.

Os vencedores serão escolhidos segundo critérios como atualidade e gancho jornalístico, relevância do tema, profundidade da abordagem, qualidade técnica da forma e do conteúdo, abordagem correta e esclarecedora sobre o trabalho de qualquer um dos ramos do MPU, entre outros. O resultado será divulgado em fevereiro de 2011. Esta é a terceira edição do prêmio, realizado pela primeira vez em 2008 como parte das comemorações dos dez anos da ESMPU. No ano passado, 11 trabalhos concorreram à premiação.

Os interessados em participar devem acessar a ficha de inscrição no endereço www.esmpu.gov.br/premiojornalismo. A seguir, basta enviar pelos Correios a ficha impressa e o material a ser analisado pela comissão julgadora. As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro de 2011, e o material deve ser endereçado à Assessoria de Comunicação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Avenida L2 Sul, quadra 603/604, Lote 23, CEP 70200-640, Brasília (DF). O regulamento do prêmio traz as regras completas de envio do material. Para fins de inscrição, será considerada a data de postagem do envelope.

Mais informações podem ser obtidas no hotsite do Prêmio (http://www.esmpu.gov.br/premiojornalismo/)

Fonte: MPF

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: