Previsão de tempo em Sergipe é de chuvas que podem causar enchentes

30/09/2015 20h17
Previsão de tempo em Sergipe é de chuvas que podem causar enchentes
A8SE

A partir desta quinta-feira, (28), segundo informações do Centro de Meteorologia de Sergipe, uma nova frente fria vinda da Bahia chega a Sergipe.

Frente fria chega em Sergipe (Foto:Cemese)

O novo sistema de escoamento frontal está passando nas regiões sul, centro oeste e região central de Sergipe, com algumas excussões no alto sertão sergipano, divisa com a Bahia. Na capital devem ocorrer chuvas mais moderadas. O ciclo climatológico se deve a passagem do La Nínêa, que ocorre sobre o pacífico, agora frio, que favorece esse deslocamento de massas de forma mais rápida que trazem esses escoamentos. A sua passagem é rápida pelas regiões dos Estados por onde passa a frente fria.

A nova frente fria vem do estado da Bahia (Foto:Cemese )

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas virão acompanhadas de trovoadas com características de descargas elétricas e rajadas de vento. "São chuvas torrenciais e volumosas, que podem causas enchentes, avalhanches de água, raios, descargas elétricas, rajadas de vento e até mesmo granizo", alerta.

Overland também afirma que o fenômeno é extraordinário por ser acima da média. "A média de chuva nessas regiões de Sergipe é 35 mililimetros mensal. Nessas 24 horas vai chover em torno de 150 a 180 mililimetros. O fenômeno se dará, sobretudo, em Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Poço Verde e decresce nos demais municípios", afirma, lembrando que em abril deste ano choveu 280 mililimetros em 24 horas.

Em Riachão do Dantas, a atmosfera é auxiliada pelo relevo que apresenta altitude máxima de 600 metros de altitude. "A aceleração vento com a altitude contribui bastante para uma condensação rápida e congelamento em altos níveis", explica.

O meteorologista também revelou que o fenômeno da semana passada, quando choveu em quase todo o Estado, foi moderado. "O desta quinta-feira é sazonal, que pode acontecer mesmo em período de estiagem. Isso se deve a uma maior fluidez de correntes de ar nesse período". Quanto ao final de semana prolongado, a previsão do Centro de Meteorologia da Semarh é de tempo bom para os sergipanos e turistas.

 Com informações da Cemese  

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: