Pré-Caju 2011 já está autorizado pela prefeitura

Em 2011 acontece a 20ª edição da festa, que acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro

30/09/2015 20h17
Pré-Caju 2011 já está autorizado pela prefeitura
A8SE

A cidade de Aracaju já começa a se movimentar para a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju. Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o decreto nº 3.253, que autoriza a utilização do solo público para a realização da festa. Junto ao idealizador do evento, Fabiano Oliveira, e ao presidente da Associação Brasileira de Blocos e Trios (ASBT), Lourival Oliveira, o prefeito falou da grande expectativa para a 20ª edição da festa, que acontece entre os dias 20 e 23 de janeiro do próximo ano.

"Nos últimos quatro anos tenho feito questão de realizar um evento para assinar essa autorização pela importância do Pré-Caju para a cidade. Essa é uma festa que ajuda a projetar a cidade e fomenta o turismo. Foi a partir dela que os grandes eventos passaram a se profissionalizar", afirmou Edvaldo. A prévia carnavalesca pretende atrair mais de 300 mil pessoas por dia, com possibilidade de aumento devido à divulgação feita em estados das regiões sudeste e centro-oeste. De acordo com a produção do evento, a divulgação foi intensificada na cidade de Brasília e nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Para Fabiano Oliveira, as grandes qualidades do Pré-Caju são a seriedade da produção do evento e o fato de ser uma festa gratuita. A prévia é, oficialmente, caracterizada como uma festa de domínio público, além de constar no calendário do Ministério do Turismo como evento de abertura do carnaval do Brasil. "Muitas prévias pelo Brasil acabaram porque queriam fazer da festa um evento fechado para cobrar da população. Aqui são 12 mil pessoas dentro dos blocos e 300 mil na pipoca", destacou Fabiano, aproveitando para agradecer o apoio da PMA, que oferece logística e estrutura para garantir o sucesso da festa.

Apoio

O prefeito Edvaldo Nogueira lembrou que 90% dos recursos do Pré-Caju vêm de empresas privadas. Além disso, reafirmou o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que, assim como o Governo do Estado, apóia o evento oferecendo infraestutura básica, segurança, banheiros químicos, organização do trânsito, ordenamento do comércio ambulantes e limpeza.

"Talvez essa seja a única prévia carnavalesca que continua há tanto tempo, e mais pujante ainda do que quando começou", comemorou o prefeito. Ele acrescentou que além de movimentar mais de 70 setores da cidade, a PMA tem a chance de arrecadar impostos devido à intensa movimentação econômica do período.

O presidente da ASBT, Lourival Oliveira, ressaltou a força do evento no Estado. "É a maior prévia carnavalesca do Brasil, e dura há tanto tempo porque o povo está aí mostrando que aprova a festa", afirmou. Para isso, a ASBT vem adotando medidas para harmonizar a montagem da estrutura e o dia-a-dia da cidade. Os camarotes serão montados sem obstruir a passagem no calçadão da avenida Beira Mar, com proteção para preservar os canteiros.

Atrações

Para os cantores de trios, em sua maioria, baianos, o carnaval do Brasil começa em Aracaju. De acordo com Fabiano, um grande número de foliões também vem da Bahia. Além de gostar da culinária e da tranquilidade de Aracaju, muitos turistas vêm à cidade atraídos pelos resultados dos investimento da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado, por exemplo, na conservação das vias e na construção de pontes. De acordo com Lourival Oliveira, uma das novidades para 2011 é o Bloco Chiquita Bacana, a participação da banda Cheiro de Amor no Bloco Com Amor, além de outras atrações.

 

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: