Sergipe

25/10/2010 às 14h06

MPE forma lista tríplice para escolha de Procurador Geral de Justiça

Dos 128 votantes - 114 Promotores e 14 Procuradores, 120 votaram

Redação Portal A8

Está formada a lista tríplice que será entregue ao Governador do Estado, Marcelo Déda, para a escolha do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe que atuará no comando da Instituição durante os próximos dois anos. O pleito foi realizado das 8h às 12h desta segunda-feira (25).

Este ano a grande novidade é que além dos Procuradores de Justiça, os Promotores de Justiça também puderam concorrer ao cargo de Procurador Geral. Dos 128 votantes - 114 Promotores e 14 Procuradores, 120 votaram.

A lista tríplice foi formada com os nomes dos três Promotores mais votados: na ordem, Dr. Orlando Rochadel Moreira - 65 votos, Dr. Elias Pinho - 60 votos e Dr. Deijaniro Jonas Filho - 52 votos. A lista tríplice será encaminhada ao Governador pela Comissão Eleitoral, nesta tarde para que seja escolhido finalmente o novo Procurador Geral.

Todos os Membros do MPE consideram o processo eleitoral de importância singular, já que leva em conta a vontade dos componentes da classe para a formação da lista. A Procuradora Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, atual ocupante do cargo, achou a eleição tranquila."Os candidatos estão bastante próximos, tiveram um bom desempenho, agora vamos esperar a decisão do Governador. Os três merecem", comentou."A decisão agora é política", disse Dr. Elias Pinho. "O Governador pode escolher qualquer um dos três. Eu, particularmente, fiz uma campanha defendendo a escolha do mais votado e continuo fiel ao meu entendimento", esclareceu.

Para Dr. Deijaniro, "os três candidatos foram escolhidos pela classe. Cabe ao Governador atender a vontade da classe escolhendo um dos mais votados ou o mais votado", comentou o Promotor.

As eleições do MPE representam um processo democrático que se renova bienalmente, possibilitando uma alternância de poder muito saudável para a Instituição.

 

Fonte: MPE