Sergipe

08/09/2010 às 15h05

Grupo Galpão de teatro se apresenta nesta quinta em Aracaju

O espetáculo de rua ‘Till, a saga de um herói torto`, será gratuita e acontece a partir das 19horas

Redação Portal A8

O grupo Galpão vai apresentar na capital sergipana o espetáculo de rua ‘Till, a saga de um herói torto`, que já foi assistido por mais de 130 mil pessoas em quase 50 cidades. Em Aracaju, a apresentação gratuita acontece nesta quinta (09), às 19 horas, na Praça da Juventude (conjunto Augusto Franco).

Com direção de Júlio Maciel, cenário e figurinos de Márcio Medina e direção musical de Ernani Maletta, ‘Till, a saga de um herói torto` é o mais recente e aclamado espetáculo de rua do grupo Galpão. "É um privilégio se apresentar em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. E para os atores é uma grande oportunidade para trocar experiências durante os encontros que serão realizados com grupos de teatro, música e moradores da região", destaca o diretor do espetáculo, Júlio Maciel.

Para a apresentação do espetáculo, o grupo Galpão montou uma mega estrutura. Cenários, efeitos sonoros, iluminação e figurino (composto por nada menos que 31 peças) foram preparados cuidadosamente, com riqueza de detalhes. ‘Til` já foi apresentado para grandes plateias nos festivais mais importantes do país, tendo aberto a última edição do Festival de Curitiba. Em Belo Horizonte bateu recorde de público, recebendo 25 mil pessoas em seis apresentações. A peça recebeu duas premiações no Prêmio Sesc/Sated: a de melhor espetáculo adulto e a de melhor atriz.

`Till`

Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início o protagonista é abandonado em meio ao frio e à fome. Descobre então que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador.

Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.
Criado pela cultura popular alemã da Idade Média, Till é o típico anti-herói, cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem que tem parentesco com outros tipos de várias culturas. Assemelha-se, por exemplo, a Macunaíma ou ao ibérico Pedro Malasartes. "Num mundo em que é cada vez mais marcante a presença dos excluídos e dos desprovidos de qualquer suporte material, a parábola das aventuras do anti-herói Till Eulenspiegel torna-se de uma atualidade inquietante", declara o diretor do espetáculo, Júlio Maciel.

Turnê

A turnê ‘Rio São Francisco` teve início no primeiro semestre e percorreu cidades do interior mineiro. Agora, nesta segunda etapa, seis cidades da região Nordeste terão a oportunidade de assistir gratuitamente ao espetáculo ‘Till, a saga de um herói torto`. Além da capital sergipana, mais duas cidades de Sergipe receberão a companhia de teatro: Própria e Canindé de São Francisco. A turnê pelo Nordeste inclui ainda os municípios de Penedo, Paulo Afonso e Petrolina.

Fonte: PMA