Sergipe está entre os estados com alto risco de enfrentar epidemia da dengue

30/09/2015 20h12
Sergipe está entre os estados com alto risco de enfrentar epidemia da dengue
A8SE

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quarta-feira (1º) que 19 Estados brasileiros correm um risco alto ou muito alto de enfrentar uma epidemia da dengue durante o próximo verão, que começa no fim deste ano. O estado de Sergipe está entre as regiões que registram esse alto risco.

Para evitar e controlar esses surtos, o ministro anunciou ainda uma nova ferramenta que será utilizada no combate à doença. A nova ferramenta do Ministério da Saúde, batizada de "Risco Dengue", utiliza algumas informações como a incidência da doença em anos anteriores, índice de infestação, monitoramento da circulação do vírus, cobertura de rede de abastecimento de água, coleta de lixo e densidade populacional. Foi baseada nessas informações que a pasta descobriu os 19 Estados que correm risco muito alto ou alto de enfrentar uma epidemia da doença no verão de 2010/2011.

As regiões com risco muito alto de epidemia são: Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco. Já na lista de risco alto aparecem Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Nas áreas de maior risco, serão intensificadas medidas de combate como visitas domiciliares, mutirões de limpeza, reforço da coleta de lixo, eliminação e tratamento de criadouros, aplicação de larvicidas e inseticidas, além do monitoramento das mortes pela doença.

Outros seis Estados enfrentam risco moderado de epidemia: Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás e DF. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul o risco é baixo. Os gaúchos, no entanto, enfrentam foco de risco localizado no centro do Estado.

De acordo com Temporão, o combate à dengue tem que continuar sendo feito por toda a sociedade. Apesar do auxílio dos novos dados, não existem medidas inéditas do combate ao vírus, além das que o ministério já anuncia há anos.

Temporão descartou ainda a possibilidade do vírus tipo 4 da dengue se espalhar pelo país. A doença possui quatro tipos de vírus, mas o DEN-4 não circulava no país desde 1982. No entanto, em agosto o governo confirmou três casos desse tipo de vírus em Boa Vista, Roraima. O ministério investiga ainda outros casos suspeitos, mas, apesar disso, garante que o vírus está contido.

- Do ponto de vista prático trabalhamos com a avaliação de que houve contenção da circulação do tipo 4 em Roraima.

Os recentes surtos de dengue foram provocados pelos outros três tipos de vírus. Em 2010, a maior incidência é a da dengue tipo 1.

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: