Alunos do IFS representarão Sergipe no Pré-Parlamento Juvenil do MERCOSUL

30/09/2015 20h12
Alunos do IFS representarão Sergipe no Pré-Parlamento Juvenil do MERCOSUL
A8SE

Três adolescentes lagartenses, Cassiano Santana dos Santos (16), Kethlly Santana de Brito Silva (15) e Tauane Barbosa dos Santos (16), estudantes do Campus Lagarto, do Instituto Federal de Sergipe, vão representar Sergipe no Pré-Parlamento Juvenil do MERCOSUL, evento que reunirá jovens estudantes do ensino médio e professores da rede pública de ensino do país, nos dias 14,15 e 16 de setembro, em Brasília.

Na etapa estadual, em julho, Cassiano, Kethlly e Tauane, alunos do segundo ano do curso integrado de Edificações, concorreram com centenas de jovens de todos os municípios sergipanos. Na seletiva, foi exigido dos candidatos perfil acadêmico, declaração de trabalho voluntário e redação sobre o tema "A escola de ensino médio que queremos". Em Brasília, os estudantes serão acompanhados pelo professor de Geografia do Campus Lagarto do IFS, Antônio Minoru Cabral Suzuki.

Na seleção nacional, 81 adolescentes representarão as unidades da federação - 26 estados e o Distrito Federal. Nessa etapa, o processo de escolha dos vinte e sete representantes do Brasil para o Parlamento Juvenil do MERCOSUL, que ocorrerá em outubro, em Montevidéu, no Uruguai, será conduzido pelo Ministério da educação com apoio do e do Observatório Jovem.

Critérios

Para participar do processo de seleção, os alunos deverão estar matriculados no ensino médio e ter entre 14 e 17 anos, além de ter experiência de participação social. A preferência é para os alunos que além de terem bom desempenho escolar, sejam comunicativos, exerçam liderança em suas turmas e sejam engajados em projetos que a escola desenvolva.

Os jovens selecionados passarão três dias em Brasília. Estes estudantes participarão de oficinas de preparação para atuarem como representantes titulares e suplentes e como colaboradores ativos e críticos, além de visitarem o Congresso Nacional, onde terão a oportunidade de vivenciarem a experiência do parlamento.

Com informações da ASCOM/UFS

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: