Umbaúba recebe Semana de Saúde Cuba Sergipe

Durante uma semana um grupo com 10 sergipanos que cursam Medicina em Cuba estiveram na cidade

30/09/2015 20h12
Umbaúba recebe Semana de Saúde Cuba Sergipe
A8SE

Durante uma semana um grupo com dez estudantes sergipanos que cursam Medicina na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), em Havana, capital de Cuba, estiveram na cidade de Umbaúba prestando serviços para a população. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC), e a Associação Sergipana dos Estudantes de Medicina em Cuba (ASEMEC) promoveram no município a 2ª Semana de Saúde com estudantes sergipanos.

A ação consistiu na estadia de estudantes por uma semana na cidade, que ofereceu as condições logísticas para que o trabalho fosse efetivado. Os estudantes visitaram as famílias, realizaram palestras em escolas, interagindo com os profissionais da área de saúde, trocando experiências sobre o Sistema de Saúde Público em Cuba, um dos melhores do mundo, e o Sistema Único de Saúde do Brasil.

De acordo com o presidente da ABEMEC na ELAM e estudante estanciano do 3° ano de Medicina, Hermann Hoffman, o evento tem o objetivo de promover a saúde através de palestras. "Primeiramente visitamos o hospital de Estância, em seguida chegamos a Umbaúba. Aqui, estabelecemos contato com o poder público, realizamos palestras e debates com profissionais da área da saúde e tivemos o contato direto com a comunidade. Visitamos escolas e povoados para orientar a população sobre questões importantes para a manutenção da principal necessidade do ser humano, que é a vida", afirmou Hermann Hoffman.

O estudante informou ainda que os voluntários não clinicaram, mas conversaram com a população e instruíram. "Nossa tarefa é promover a saúde. No Brasil também é assim, mas aqui temos um grande problema com relação à teoria e prática, e em Cuba nós aprendemos a praticar a teoria. Essa é a nossa tarefa, promoção de saúde. Não necessita o paciente ficar doente para nós, médicos, irmos lá e diagnosticar o que é. Antes de o paciente ficar doente nós fazemos a promoção da saúde. É isso que nós tentamos passar para os estudantes brasileiros, que a prevenção é muito mais importante que a curação, porque se você preveniu, a doença será mais fácil de ser curada", explicou.

O projeto conta com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), da Prefeitura Municipal de Umbaúba e do Governo de Sergipe, através do Núcleo de DST/AIDS, que irá realizar algumas palestras sobre o tema.

 

Com informações da assessoria

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: