Primeira edição do Fórum da Sergipanidade começa na próxima quinta

30/09/2015 20h12
Primeira edição do Fórum da Sergipanidade começa na próxima quinta
A8SE

O I Fórum da Sergipanidade terá início Na próxima quinta-feira (26) no Centro de Convenções, em Aracaju, e segue até a sexta-feira (27). O evento, que é uma realização do Instituto Banese, órgão de suporte às ações sócioambientais e culturais do Banco do Estado de Sergipe (Banese), conta com a palestra do curador Marcello Dantas, criador do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Na palestra de abertura do Fórum, Dantas fará uma apresentação que irá discutir os aspectos antropológicos, históricos, geográficos, culturais e signos representativos que compõem a sergipanidade - os traços peculiares que caracterizam a fisionomia cultural da nossa gente.

Na 1ª edição do Fórum, o Instituto Banese, segundo seus dirigentes, pretende levantar informações que possam balizar o conteúdo do acervo do Banese Cultural, que será instalado no antigo prédio do Atheneuzinho, que está sendo restaurado pelo Banco do Estado. "O I Fórum da Sergipanidade oferecerá um substrato imprescindível no processo de formatação das informações para registro e exposição no museu", diz o superintendente do Instituto, José Edson Pereira Lima.

Para alcançar seus objetivos, o Fórum foi dividido em vários eixos temáticos, tendo como palestrantes, mediadores e relatores dos temas em debate personalidades como Fernando Lins de Carvalho, Beatriz Góis Dantas, Rogério Proença Leite, Josevanda Mendonça Franco, Flaviano Oliveira Fonseca, Antônio Bittencourt Júnior, Luiz Antônio Barreto, Verônica Maria Nunes, César Ricardo Bolaño, Raquel Santos Souza, Maria Augusta Mundim Vargas, José Roberto de Andrade Lima, Lourival Santana Santos, Auceia Matos Dourado, Francisco José Alves, Aglaé D`Ávila Fontes, Antônio Ponciano Bezerra, Antonio Carlos Barreto e Luiz Eduardo Oliva.

 

Fonte: Assessoria do Banese

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: