UFS recebe mais de duas mil inscrições em apenas um dia

Iniciado às 8h dessa quinta-feira (19) o período de inscrição segue até às 18h do dia 15 de setembro

30/09/2015 20h11
UFS recebe mais de duas mil inscrições em apenas um dia
A8SE

No primeiro dia de inscrições do vestibular 2011 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) registrou mais de 2.000 pedidos de participação. Iniciado às 8h dessa quinta-feira (19) o período de inscrição segue até às 18h do dia 15 de setembro. Como nas outras edições, as solicitações serão recebidas exclusivamente pelo site da CCV. A UFS oferece 5.260 vagas em 102 opções de cursos. O vestibular unificado - campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto - ocorrerá de 5 a 8 de dezembro de 2010.

Para participar são necessários os números do RG e CPF. Preenche-se o formulário e imprime a Guia de Recolhimento da União (GRU) . O pagamento deve ser efetuado até 17 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. O PSS Geral custa R$ 70 e o PSS 2ª e 3ª séries R$ 30.

Atendendo a uma reivindicação encaminhada pela Câmara de Vereadores de Aracaju, o horário das provas foi alterado das 8h para as 9h. A medida visa facilitar o deslocamento em tempo hábil dos alunos do interior para a capital. O tempo de duração das provas, contudo, será mantido e finalizará às 13h, somando quatro horas no total. A aplicação da redação, no último dia de provas, terá as mesmas duas horas de duração e ocorrerá das 9h às 11h.

A ampliação de vagas também é novidade: 50 para o bacharelado em Física com habilitação em Astronomia e 300 para os cursos do campus de Lagarto (Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o que totalizará 5.260 vagas em 102 opções de cursos. Os cursos de Medicina e Odontologia aguardam aprovação do Conselho Nacional de Saúde para entrarem em funcionamento. A expectativa é que ainda em agosto haja uma resposta ao pleito da UFS. Caso sejam aprovados, a universidade fará uma adequação no processo seletivo ou fará uma seleção isolada.


- Confirmação da inscrição

A partir do 5° dia útil após o pagamento da inscrição e até 30 de setembro deve-se verificar a confirmação da inscrição no site da CCV.

- Cartão de identificação

O cartão de identificação ficará disponível de 11 a 22 de outubro. É necessário imprimi-lo em duas vias. O cartão dará conhecimento e acesso ao local de realização das provas. Deve-se colar fotos iguais (papel fotográfico), tamanho 3x4, recente e em condições de identificar o candidato, preferencialmente com data do ano de 2009 ou 2010. Uma das vias será retida pelo fiscal de sala no primeiro dia de prova.

- Isenção

Os isentos do pagamento da taxa de inscrição devem acessar o site da CCV até 15 de setembro para preencher o
formulário e imprimir a GRU onde constará a sua situação.

- Vagas de deficientes

O candidato que optar por concorrer às vagas reservadas aos deficientes, bem como aqueles que não optarem e necessitem de condições especiais para a realização das provas, devem comparecer à CCV das 8h às 11h e das 14h às 17h até 15 de setembro para esclarecer e comprovar suas necessidades. A CCV fica no campus de São Cristóvão.

- Prova de conhecimentos específicos

Os candidatos do curso de Música farão uma prova de conhecimentos específicos como condição prévia para participar do vestibular. A prova teórica/prática ocorrerá em 24 de outubro, e a prática em 25, 26 e 27 do mesmo mês.

Àqueles que não conseguirem o número mínimo de acertos disputarão uma vaga de acordo com a sua reopção de curso.

Os cursos de Teatro e Dança aboliram a prova de conhecimentos específicos.

- Cotas

Colocado em prática pela segunda vez, o sistema de cotas reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afro-descendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.

O candidato ao efetivar sua inscrição será inserido nos grupos A, B e C, a depender da sua opção pelo sistema de cotas ou não. Esses grupos não são mutuamente excludentes.

- Grupo A - todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar ou grupo étnico racial;
- Grupo B - candidatos da escola pública de qualquer grupo étnico racial; e
- Grupo C - candidatos da escola pública que se auto-declarem pardos, negros ou indígenas.

 

Fonte: ASCOM/UFS

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: