Cidade de Nossa Sra. das Dores será fiscalizada pela CGU

30/09/2015 20h02
Cidade de Nossa Sra. das Dores será fiscalizada pela CGU
A8SE

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou nesta segunda-feira (10) mais 60 municípios para serem fiscalizados quanto à correta aplicação de recursos públicos federais. Em Sergipe, a cidade de Nossa Senhora das Dores foi a sorteada. Esta 32ª edição do programa de sorteio teve caráter especial, pois dá continuidade a um processo de avaliação do programa quanto à sua capacidade de inibição da prática de desvios de recursos entre gestores municipais.

É que, dos 60 municípios definidos hoje para serem fiscalizados, metade foi sorteada dentro do universo total de municípios brasileiros, excluindo-se apenas as capitais e os de mais de 500 mil habitantes. Como esse universo é superior a cinco mil municípios, a chance de cada município ser sorteado ficou, em média, igual a 0,57%.

Os outros 30 foram sorteados a partir de um "grupo de controle" composto por 120 municípios definidos por um sorteio realizado há um ano. Nesse caso, a chance de cada município ser sorteado subiu para 25%, em média.
O que a CGU quer saber é se uma maior chance de ser sorteado leva os gestores a serem mais preocupados e cuidadosos com relação à correta aplicação dos recursos federais recebidos, de forma a que esse cuidado reduza a quantidade (e a gravidade) de eventuais irregularidades encontradas em cada município fiscalizado.

Vale lembrar que na época da formação do "grupo de controle" as prefeituras dos municípios integrantes foram informadas sobre as regras desse próximo sorteio, que, como previsto, ocorre um ano depois.

Com informações da CGU

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: