Nebulosidade e chuvas marcam a chegada do período chuvoso

30/09/2015 20h02
Nebulosidade e chuvas marcam a chegada do período chuvoso
A8SE

De acordo com leitura de dados do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), as precipitações sobre o estado são típicas do período de chuvas, iniciado no mês de abril e com duração até agosto. Os registros indicam ainda que apesar da presença da frente fria, associada por instabilidades marítimas, as chuvas são de características moderadas e não provocarão os mesmos transtornos que ocorreram em Sergipe no mês passado.

De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, apesar das chuvas serem do tipo moderadas, elas acompanham todas as características de índices pluviométricos do período. "O mês de maio é o mais expressivo de todo o período da estação chuvosa. Ainda assim, até findar o período chuvoso deve chover cerca de 30% a 40% acima da média. Há uma possibilidade muito remota para ocorrências de trovões e descargas elétricas", explicou.

Overland comentou as conseqüências das chuvas que caíram nos últimos dois dias na capital e que deixaram ruas e avenidas em baixo d`água, além de canais transbordando. "Associo essa problemática à ausência de mudanças de comportamento por parte da população. É importante que a população conserve os canais limpos. O lixo deve ser jogado no lixo e não nas margens de rios e canais. Se isso não for feito, os bueiros vão entupir e todo o fluxo de água vai ser bloqueado", avalia o meteorologista.

Para quem quiser acompanhar todos os dias o movimento do clima nesse período chuvoso basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.semarh.se.gov.br/metereologia

Fonte: ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: