Novo aeroporto de Aracaju é discutido em Brasília

30/09/2015 20h01
Novo aeroporto de Aracaju é discutido em Brasília
A8SE

O  projeto do novo aeroporto de Aracaju já começou a ser discutido. No dia de ontem (22) o governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira reuniram-se em Brasília, com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza, para acelerar o início das

Governo de Sergipe discute novo projeto (Foto: AAN)

obras já conveniadas com a União.

Como consequência imediata da audiência, o governador assegurou uma reunião do secretário estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, com técnicos da Infraero já nesta sexta,( 23), também na capital federal.

Além disso, Murilo Marques Barboza prometeu visitar o Aeroporto de Aracaju, onde verificará as instalações, tendo em vista a agilização dos procedimentos de responsabilidade da Infraero.

De antemão, Barboza adiantou que pretende deflagrar o processo de ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves ainda em 2010.

Turismo

Na audiência, Déda relatou as ações que o Governo de Sergipe adotou em conformidade com o convênio assinado, inclusive a conclusão da licitação do projeto da pista e a abertura do processo de habilitação de elaboração da estação de passageiros. O governador informou ainda que as prioridades do aeroporto são a duplicação do pátio de estacionamento de aeronaves e a ampliação da pista de pouso.

Com essas medidas, o Aeroporto de Aracaju poderá viabilizar o aumento de voos no estado, inclusive com a possibilidade de atrair viagens internacionais para Sergipe, ao mesmo tempo em que melhora a segurança da pista e a dos usuários do aeroporto. Déda e Edvaldo destacaram que o novo aeroporto é um "investimento estratégico" para o turismo no estado.

Adequações

Ao presidente da Infraero e seus auxiliares, o governador lembrou a necessidade de adequações do sistema viário em torno do aeroporto e o desmonte do Morro do Avião, já que a pista de pouso deverá ser ampliada em 700 metros. O governador reivindicou ações imediatas em relação ao emborrachamento da pista como forma de evitar a repetição dos problemas do início do ano, colocando em risco o funcionamento do aeroporto.

Para acelerar o projeto do novo aeroporto, Valmor Barbosa, na reunião desta sexta, 23, detalhará aspectos do convênio entre Sergipe e a União, além de atualizar as providências adotadas pelo estado e os próximos encaminhamentos.

 

Com informações da AAN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: