Moradores do conjunto Costa do Sol participam de reunião

A reunião com os moradores foi coordenada pelo vice-prefeito de Aracaju Silvio Santos

30/09/2015 20h01
Moradores do conjunto Costa do Sol participam de reunião
A8SE

Na manhã desta quinta-feira (22) as 70 famílias que ainda sofrem com os efeitos da chuva no loteamento Costa do Sol, na Zona de Expansão de Aracaju, participaram de uma reunião com representantes da Prefeitura de Aracaju. A reunião com os moradores foi coordenada pelo vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, com a presença do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, do procurador geral do município, Luis Carlos Oliveira, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura Neto.

Segundo determinação judicial, termina hoje o prazo de hospedagem das famílias em hotéis e pousadas da cidade. Para resolver a situação, representantes da Prefeitura de Aracaju participarão de uma audiência na Justiça Federal, hoje, às 15h. Na ocasião, a juíza da 1ª Vara Federal, Telma Maria Santos, apreciará os laudos da Defesa Civil Municipal, da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre a situação dos imóveis do Costa do Sol.

De acordo com Silvio Santos, todas as famílias continuarão recebendo assistência da prefeitura, independente da determinação judicial. "A determinação da juíza depende do resultado dos laudos e da perícia dos agentes judiciais. No entanto, as ações continuam em andamento. As obras do canal emergencial no condomínio Cristal caminham no ritmo previsto e a PMA providenciará casas para alugar, caso a juíza determine que as residências ainda não tenham condições de habitabilidade", explicou o vice-prefeito.

Vistoria

Os laudos que serão avaliados pela juíza da 1ª Vara Federal foram elaborados depois de uma minuciosa vistoria realizada nas casas do conjunto. Das 70 residências, apenas quatro não puderam ser vistoriadas. Uma delas está trancada e a Prefeitura aguarda a liberação da chave por parte da corretora responsável. Os moradores das outras três ainda não foram encontrados para acompanhar o trabalho de vistoria.

Obra

Para solucionar de forma emergencial o problema dos alagamentos na região, a PMA iniciou na última sexta (16) as obras de construção de um duto que entra pelo Condomínio Residencial Cristal, localizado no entorno do Jardim Costa do Sol. A medida paliativa de caráter emergencial está sendo executada pela Emurb para facilitar o escoamento das águas que estão represadas na localidade até o canal Heráclito Rollemberg, na avenida Beira Mar.

Mas a resolução definitiva do problema deve ser alcançada com a construção de mais um canal na localidade. O novo canal, orçado em R$ 26 milhões, deverá desaguar no canal da avenida Beira Mar, evitando enchentes na região. Os recursos vêm do Governo Federal e o município aguarda liberação para iniciar as obras.

Com informações da PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: