Sergipe

20/04/2010 às 14h19

Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes

Bancos fecham e lojas dos shoppings, Centro Comercial e supermercados funcionam normalmente

Redação Portal A8

Em mais um feriado do ano, o de Tiradentes, comemorado nesta quarta-feira, (21),  terão alguns serviços com funcionamento alterado. Os shoppings e o centro comercial abrem normalmente. Veja o que funciona neste feriado.

Shoppings- As lojas do Shopping Riomar e Jardins irão funcionar normalmente, das 10:00 às 22:00 horas. Os setores de alimentação e entretenimento também vão manter o funcionamento normal para atender ao público durante o feriado.

Bancos- De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, as agências bancárias estarão fechadas para atendimento público neste feriado de Tiradentes.

Comércio e supermercados - O Sindicato dos Empregados do Comércio de Sergipe informou que as lojas do Centro e os supermercados funcionarão normalmente nesta quarta-feira, (21).

Mercados e feiras livres- Os mercados municipais Antônio Franco, Albano Franco e Thales Ferraz estarão abertos das 5h às 12h, assim como os mercados setorias, localizados em seis bairros da cidade: Bugio, Siqueira Campos, América, Farolândia, 18 do Forte e Santos Dumont.

Já as feiras livres funcionarão em seus respectivos horários normais. Já a feira do conjunto Augusto Franco abrirá às 15h e seguirá até as 22h. Também terão funcionamento rotineiro as feiras livres dos bairros São Conrado, das 17h às 22h, e do Getúlio Vargas (próximo à antiga Escola Técnica Federal), das 15h às 19h.

Emergência em saúde- Os hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Augusto Franco (Zona Sul) também vão funcionar normalmente na quarta-feira, assim como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima (Loteamento Pau Ferro), David Capistrano Filho (bairro Atalaia) e Liberdade (bairro Siqueira Campos), todos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mesmo ocorre com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju).

Transporte - A frota de ônibus que fazem o transporte coletivo será mantida de acordo com o quantitativo previsto para sábados, domingos e feriados.

Correios - As agências estarão fechadas, apenas parte do Setor de Entrega funcionará.

O porquê do Feriado

O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.