Município prepara vacinação contra Influeza A

30/09/2015 19h53
Município prepara vacinação contra Influeza A
A8SE

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já começou a se preparar para vacinar a população contra o virus Influenza A (H1N1). Todas as medidas adotadas seguem as determinações do Ministério da Saúde (MS), que coordena a campanha. A mobilização começa no dia 8 de março em todo o Brasil.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalcante, o município tem atuado em várias frentes contra o virus da nova gripe. "Estamos mantendo em funcionamento os serviços de saúde envolvidos na resposta a essa doença, bem como o tratamento dos doentes, sempre buscando diminuir o risco de morte associado aos grupos acometidos pela enfermidade durante a primeira onda pandêmica", relata.

A campanha de vacinação será realizada em quatro etapas, cada uma delas destinada a um público específico. Na primeira etapa, que vai de 8 a 19 de março, serão imunizados trabalhadores da rede de assistência à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, a exemplo de equipes de limpeza, recepcionistas, médicos, enfermeiros e trabalhadores de laboratórios. A população indígena também receberá a dose nessa fase da mobilização.

A segunda etapa ocorre de 22 de março a 2 de abril. Dessa vez, a população com doenças crônicas (exceto idosos), crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e grávidas em qualquer período da gestação receberão a vacina. No caso das crianças, elas deverão receber duas meias doses, sendo que a segunda deve ser administrada 21 dias após a primeira. As gestantes que não comparecerem aos postos de vacinação nesse período poderão participar das seguintes.

A terceira etapa vai de 5 a 23 de abril e é direcionada à população adulta saudável com idade entre 20 e 29 anos. Por fim, a quarta etapa vai imunizar idosos portadores de doenças crônicas. "Eles serão vacinados durante a campanha da gripe comum, prevista para acontecer de 24 de abril a 7 de maio", informa Taíse Cavalcante

Meta

Nessas quatro etapas, o Ministério da Saúde tem como meta vacinar 81 milhões de pessoas contra a gripe: 62 milhões contra a pandemia e 19 milhões contra a sazonal. "Se houver alterações na situação epidemiológica do país, uma quinta etapa poderá ser criada para imunizar outros grupos de pessoas", avisa a coordenadora.

Fonte: PMA

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: