Após 45 dias acaba defeso do camarão

No cais do mercado central de Aracaju das 80 embarcações, apenas algumas ainda não saíram para o mar

30/09/2015 19h52
Após 45 dias acaba defeso do camarão
A8SE

Após 45 dias de proibição, os pescadores voltaram ao trabalho na manhã de hoje. No cais do mercado central de Aracaju das 80 embarcações, apenas

O preço do camarão aumentou (Foto; Sérgio Ferreira)

algumas ainda não saíram para alto mar por estarem passando por manutenção. O defeso ocorre anualmente para garantir a reprodução e preservação dos camarões marinhos. Nesse período, ficam proibidos a captura, a venda, o transporte e o beneficiamento do produto.

Algumas embarcações estão passando por manutenção (Foto:Sérgio Ferreira)

 

Por conta do defeso, o camarão ficou escasso nas bancas do mercado. O preço também aumentou. "Fica difícil comprar camarão nessa época devido ao alto preço", disse um consumidor. Em apenas uma banca o camarão pistola foi encontrado. A vendedora disse que o barco teve problemas mecânicos em alto mar e voltou mais cedo.

Os vendedores esperam que o preço baixe (Foto:Sérgio Ferreira)

 

"Devido aos problemas estamos vendendo o quilo a R$ 35", justificou a comerciante, acrescentando que a expectativa é que a partir da próxima semana o volume de pescado deve aumentar. "Com mais demanda o preço vai baixar. É o que a gente espera".

Além do período de 1º de dezembro a 15 de janeiro, o período de defeso também é realizado de 1º de abril a 15 de maio, somando 90 dias de proibição da pesca do animal.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: