Sergipe

12/01/2010 às 12h11

Abaixo-assinado para a candidatura da Praça S. Francisco

A candidatura da Pça. S. Francisco será julgada pela Unesco, em junho, na cidade de Brasíli

Redação Portal A8

Além de ser um dos critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a eleição de um Patrimônio Histórico da Humanidade, a demonstração de apoio da população também pode se traduzir em melhorias para o local que se candidata. No caso da Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, essa chancela pode dar visibilidade internacional ao estado de Sergipe, o que se traduzirá em crescimento turístico, econômico e social.

A candidatura da Praça São Francisco será julgada durante a 34° Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a ser realizada em junho deste ano, em Brasília. Para apoiar a candidatura, o internauta pode participar da comunidade virtual Praça São Francisco: eu apoio, preenchendo apenas com nome e e-mail este abaixo-assinado.

Candidatura

A candidatura da Praça São Francisco foi aprovada durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco realizada de 2 a 10 de julho de 2008 na cidade de Québec, no Canadá. Desde a divulgação da candidatura, o Governo está agindo na execução dos critérios de preservação do patrimônio cultural recomendados pela Unesco.

Para atender às exigências, o Estado tem investido em uma série de ações como o esgotamento sanitário na região do Centro Histórico. A ação irá redirecionar o esgoto da área, atualmente despejado no rio Paramopema, num investimento de R$ 7 milhões. Além disso, R$ 750 mil estão sendo investidos para que as fiações das redes elétricas e telefônicas passem a ser subterrâneas.

De acordo com o historiador Thiago Fragata, a representação do valor cultural da Praça em nível universal e que fortalece a possibilidade de escolha está baseado principalmente em dois pontos: o conjunto urbano com seus valores culturais, e a permanência histórica como cenário de manifestações artísticas e culturais.

Já em fevereiro de 2008, foi formada a Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco Patrimônio da Humanidade, com o objetivo de divulgar e mobilizar forças políticas e o povo sergipano em prol da causa.

Fonte: ASN