Cerca de 800 carroceiros já estão habilitados em Aracaju

Já foram habilitados 800 condutores e mais de 600 veículos de tração animal estão regularizados

30/09/2015 19h51
Cerca de 800 carroceiros já estão habilitados em Aracaju
A8SE

Com base na Lei Municipal nº 3.502, que trata da regularização dos veículos de tração animal, a prefeitura, desde 2007, vem capacitando e regularizando esse tipo de transporte. De acordo com dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já foram habilitados cerca de 800 condutores e regularizados mais de 600 veículos de tração animal.

"Quando este trabalho começou, o sindicato da categoria e as associações da classe estimavam que existiam em Aracaju cerca de 2 mil carroceiros. Com o tempo, percebemos que esse número é muito menor. Na verdade, são cerca de 800 a mil carroceiros", conta a pedagoga da coordenadoria de educação para o trânsito da SMTT, Maria Hortência Oliveira.

Capacitação

O curso, preparado pela SMTT para capacitar os carroceiros, transmite ensinamentos gerais sobre o trânsito, cidadania e cuidados com os animais. O conteúdo é passado através de elementos visuais de fácil entendimento. São dois dias de aula, que acontecem na sede da Escolinha de Trânsito da SMTT.

Para participar do curso, o interessado deve ter mais de 18 anos e ser alfabetizado. As inscrições são realizadas na sede da Escolinha mediante a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado de vistoria animal emitido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Em seguida, é realizada uma visita domiciliar. "A visita é necessária para perceber a realidade do interessado. No caso de famílias que possuem mais de um componente que guia esse tipo de veículo, todos os envolvidos no trabalho devem participar do curso", ressalta a pedagoga.

O curso e o emplacamento são gratuitos e devem ser realizados anualmente. Os condutores de veículos de tração animal que forem abordados pelos agentes da SMTT e não estiverem regularizados poderão ser multados.

Fonte:PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: