Greve dos bancários continua nesta sexta-feira

30/09/2015 19h43
Greve dos bancários continua nesta sexta-feira
A8SE

A greve dos bancários continua nesta sexta-feira, dia 9. Em assembleia realizada nesta quinta, 8, a categoria rejeitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, na última quarta-feira (7). Ficou definida outra assembleia para hoje, às 17h, para avaliar novas propostas.

Os bancários estão reivindicando um reajuste salarial de 10%, o que significaria aumento real de cerca de 5%, mas a Fenaban ofereceu apenas 6%. Apesar de o Comando Nacional dos Bancários ter considerado que houve avanços em relação à primeira proposta da Fenaban, que era de 4,5%, e ter orientado pela aprovação nos bancos privados, a proposta foi rejeitada de forma unificada.

No caso específico do Banco do Brasil, a proposta inclui aumento de 3% no Plano de Cargos e Salários do banco, além da contratação de 10 mil novos funcionários, o que aumenta os quadros da empresa em cerca de 10%.

Com a Caixa, na negociação desta quinta (8) foi mantida a proposta apresentada para os bancos públicos. A novidade foi o aumento do número de empregados que serão contratados. Dos 2.200 trabalhadores informados na última reunião, o banco anunciou que contratará 3 mil bancários em 2010.

Quanto ao Banco do Nordeste e Banese, as propostas específicas foram consideradas insuficientes. Por isso houve a orientação pela manutenção da greve.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: