Política e cotidiano

30/09/2015 19h42
Política e cotidiano
A8SE

Primeiro round

Com o fim do prazo para trocar de partidos, acaba neste sábado o primeiro round das eleições de 2010. Há um mês, a classe política está tão irrequieta quanto passarinho na muda. Todo mundo avalia cuidadosamente qual a legenda que pode facilitar a vitória nas urnas em outubro do ano que vem. Em Sergipe, muita gente já pulou a cerca partidária, enquanto outros deverão fazê-lo até amanhã. Quem não trocar de sigla vai ter que disputar o pleito na que se encontra filiado. Esse troca-troca servirá para mostrar a força dos caciques em atrair para suas legendas nomes com força eleitoral, o que resultará em sucesso quase certo nas urnas.

No estaleiro

O governador Marcelo Déda (PT) será submetido a uma cirurgia nesta sexta-feira no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirada de um nódulo pancreático. O nódulo foi detectado durante exames de rotina realizados na última terça-feira. Ontem, Déda submeteu-se a exames complementares. A equipe médica considerou como muito bons os resultados, descartou a existência de outros possíveis nódulos e decidiu pela cirurgia para retirar o nódulo existente. O vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) assumirá interinamente.

A greve continua

A Federação Nacional dos Bancos e os bancários, em greve desde o dia 24, não chegaram a um acordo e as negociações serão retomadas nesta sexta-feira. Os grevistas reivindicam 10% de reajuste salarial e garantia de emprego em caso de fusão. Os bancos ofereceram aumento de 4,5%. Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências também podem recorrer aos canais de atendimento, como caixas eletrônicas e casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Pedofilia golpeada

Hotel, motel, pensão ou similares flagrados pela terceira vez com crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis ou sem autorização deles para estar no local poderão ser fechados definitivamente por determinação judicial. A lei que prevê a nova punição foi sancionada ontem. Atualmente, o estabelecimento que hospeda o menor de 18 anos sem os pais ou permissão deles é multado. Em caso de reincidência, é fechado por um prazo de até 15 dias. Não estava previsto o fechamento definitivo do local na legislação atual.

Liminar cassada

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por 6 votos a 4, cassar a liminar do ministro Eros Grau, que suspendeu a tramitação de todos os recursos contra expedição de diploma, decorrentes de eleições estaduais e federais, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a derrubada da liminar, terão continuidade processos de cassação na Corte Eleitoral contra quatro governadores, entre os quais Marcelo Déda (PT), de Sergipe. A expectativa do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, é julgar até o final deste ano todos os processos de cassação contra governadores pendentes de decisão.

Deso visitada

O secretário-adjunto de Comunicação do Governo, Francisco Ferreira, e assessores de imprensa de vários órgãos estaduais foram recebidos ontem pelo presidente da Deso, Max Montalvão, e pelos diretores Juarez Carvalho, Lílian Valderley, Sílvio Múcio e Everton Teixeira. Durante a visita, os comunicadores foram informados sobre as obras que estão sendo realizadas pela Companhia em praticamente todo o Estado visando melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços prestados pela Deso aos sergipanos. "Estamos visitando todos os órgãos estaduais para nos familiarizar com as ações de cada um", explicou Chiquinho Ferreira

A força da internet

Pesquisa realizada pelo DataSenado em todas as capitais mostra que a internet terá uma importância relevante nas eleições de 2010. Das pessoas entrevistadas, 59% concordam que o instrumento de comunicação terá "importância elevada" nas próximas eleições. Os resultados demonstram que 58% dos eleitores ouvidos acessam a internet mais de uma vez ao mês. 78% disseram acessar blogs e portais de notícia para se informar sobre política. Deste total, 83% dos entrevistados têm idade entre 20 e 39 anos. O resultado da sondagem conclui que, entre as mídias, apenas a televisão supera a internet como instrumento de informação.

Fora dengue

Olha que boa notícia: em 2009 não foi constatado nenhum óbito causado por dengue em Aracaju. Os números positivos são um reflexo das visitas constantes dos agentes de endemias às residências, canteiros de obras e terrenos baldios, além das capacitações das equipes e campanhas publicitárias voltadas à prevenção e orientação. Entre os meses de janeiro e agosto de 2009, Aracaju apresentou uma queda de 90,23% no número notificações de casos com suspeita de dengue e de 97,26% na quantidade de casos confirmados em relação ao mesmo período de 2008.

Eleições na Ademi

A Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi-SE) vai realizar Assembléia Geral Extraordinária com todos os seus associados. Marcado para o próximo dia 28, o encontro tratará da eleição da nova diretoria e do Conselho Fiscal para exercício de mandato no triênio 2010 - 2012. A assembléia está marcada para as 13 horas, na sede da Associação. Desde já e até o dia 19, as chapas que pretendem concorrer ao pleito podem ser registradas.


Super prêmio

O sorteio especial da Mega-Sena marcado para 31 de dezembro terá novas regras neste ano. Chamada de Mega da Virada, a pessoa poderá fazer as apostas a partir do dia 3 de novembro. A Caixa acredita que o prêmio especial chegue a R$ 80 milhões em dezembro. O preço da aposta para o concurso especial será igual ao dos demais concursos da Mega-Sena, ou seja, R$ 2. Caso ninguém acerte as seis dezenas sorteadas, o valor reservado ao jogo será somado ao da Quina e pago aos que acertarem cinco números.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: