Teste rápido de HIV chega a adolescentes de escola pública

30/09/2015 19h41
Teste rápido de HIV chega a adolescentes de escola pública
A8SE

Pela primeira vez em Sergipe teste rápido de HIV foi realizado para adolescentes, o exame ocorreu na manhã desta sexta-feira (25) no Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço em São Cristóvão. O Programa de DST/AIDS beneficiou estudantes do ensino fundamental e médio e faz parte do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

De acordo com o médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/AIDS, a ação foi realizada pela iniciativa da própria escola em parceria com a Secretaria de Saúde de São Cristóvão. "Disponibilizamos 60 testes e todos foram realizados com o apoio dos profissionais da Atenção Básica do município, que foram capacitados recentemente pela nossa equipe para poderem fazer o teste rápido", informou o gerente.

Segundo ele, o colégio está montando o Cantinho da Prevenção, um espaço reservado para os estudantes terem informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. "Cada vez as relações sexuais estão iniciadas mais precocemente. Então quanto mais nós facilitarmos o teste, mais o povo procura. Outra questão bastante importante de se fazer uma explicação para os adolescentes é devido ao aumento da gravidez na adolescência. Se na primeira relação estes jovens já tivessem o preservativo diminuiria o número de gravidez indesejada", explicou o médico.


Dia Mundial da Prevenção à Gravidez na Adolescência

O gerente estadual do Programa de DST/AIDS acrescentou que serão realizadas várias ações de prevenção na mesma escola neste sábado, 26, em comemoração ao Dia Mundial da Prevenção à Gravidez na Adolescência. "Vamos proferir palestra, exibiremos um vídeo com depoimentos de pessoas soropositivas e discutiremos sobre a gravidez na adolescência", disse o médico, afirmando que estas ações fazem parte do SPE, um programa que envolve profissionais de saúde e educação. "O programa é uma importante ferramenta para desenvolver estratégias de promoção à saúde para crianças e adolescentes", concluiu Almir Santana.

Fonte: AAN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: