Partos em adolescentes caem quase 22% em 10 anos no Estado

Em Sergipe a queda foi de 21,73%, mas o número de casos ainda é alto em relação a outros Estados.

30/09/2015 19h41
Partos em adolescentes caem quase 22% em 10 anos no Estado
A8SE

Pesquisa divulgada pelo Ministério de Saúde revela que o número de partos em jovens entre 10 e 19 anos obteve uma queda nos últimos 10 anos. A pesquisa que contabilizou os números de hospitais da rede pública mostra que em Sergipe houve uma queda de 21,73%, mas o número de casos ainda é  alto em relação a outros estados nordestinos. O Estado só ficou a frente de Alagoas que obteve apenas 15% na redução.

Em todo o país a queda de partos realizados na rede pública de saúde em meninas entre 10 e 19 anos caiu 30,6% nos últimos dez anos. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a redução ultrapassou 35%. A queda na quantidade de adolescentes grávidas no Brasil deve-se, principalmente, ao acesso às políticas de prevenção e orientação sobre saúde sexual.

Os postos de saúde no país disponibilizam, gratuitamente, métodos contraceptivos. A compra pelo Ministério da Saúde de preservativos masculinos, por exemplo, chegou a um bilhão em 2008, a maior feita por um governo no mundo. Grande parte dessa leva é distribuída em campanhas como as do carnaval, cujo foco é a população de adolescentes e jovem. Antes do carnaval de 2009, foram entregues aos estados 19,5 milhões de preservativos.

O aumento no número de equipes de Saúde da Família também reflete no acesso a informações sobre planejamento familiar nas comunidades da capital e cidades do interior. Atualmente, esses profissionais atendem 49% da população, levando informações sobre prevenção de gravidez, saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes e jovens das cidades atendidas. Em 2000, o índice de cobertura era 15,7%. O total de equipes trabalhando em todo o país saltou de 7,6 mil para 29,7 mil nos últimos nove anos.

Com informações do Ministério da Saúde

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: