Orquestra Sinfônica grava CD em homenagem a Villa-Lobos

Nesta quinta-feira (10) a Orquestra Sinfônica de Sergipe fará apresentação a partir das às 20h30.

30/09/2015 19h40
Orquestra Sinfônica grava CD em homenagem a Villa-Lobos
A8SE

Nesta quinta-feira (10) a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) fará, a partir das às 20h30, mais uma apresentação desta temporada no Teatro Tobias Barreto (TTB). Regida por Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular, a noite será marcada pela gravação do CD Cinquentenário de Villa-Lobos e contará com a participação especial do pianista Daniel Freire. A entrada é franca.

Pianista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Freire é graduado em piano pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também estudou composição e regência. Apresentou-se como recitalista em diversas cidades brasileiras e nos Estados Unidos, onde ministrou aulas de piano e música brasileira no Summer Camp da Universidade de Rhode Island (2001).

Como regente, atuou à frente da Orquestra Filarmônica de Sergipe, que em 2002 foi contemplada pelo programa de apoio a orquestras do Ministério da Cultura. Em 2005 foi convidado a formar o Coro Sinfônico da ORSSE, e desde então é o seu regente.

Para a gravação do CD em homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos, foram escolhidas três de suas grandes obras. No primeiro momento será executada a Suíte n°1 para Orquestra de Câmera, seguida da Suíte n° 2 para Orquestra de Câmera. Estas foram suas duas últimas obras, escritas cerca de um ano antes de sua morte, em 17 de novembro de 1959.

Por fim, será interpretada a obra Bachianas Brasileiras n°3 para piano e orquestra, conjunto escrito para formações diversas em que Villa-Lobos fundiu material do folclore brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo.

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: